Luís Feiteira concluiu a maratona na 48.ª posição, Rui Pedro Silva abandonou a prova ao km 25. Primeiro título do Uganda em 40 anos.
Corpo do artigo
O ugandês Stephen Kiprotich conquistou hoje a medalha de ouro da maratona masculina dos Jogos Olímpicos, ao concluir a prova com o tempo de 2h08m01s.
Antigo corredor de obstáculos, Kiprotich estragou a prevista vitória queniana, ao efetuar um ataque demolidor a cerca de cinco quilómetros da meta, deixando os seus dois oponentes quenianos sem resposta, conquistando assima segunda medalha de ouro olímpica para o seu país, depois de John Akii-Bua sagrar-se campeão nos 400 metros barreiras, em 1972.
Kiprotich sucede ao queniano Samuel Wanjiru, vencedor em Pequim2008 e que morreu em 2011, aos 24 anos, mantendo-se assim como o único do seu país a ter conquistado o ouro olímpico.
A medalha de prata foi para o queniano Abel Kirui (2h08m27s), bicampeão do Mundo, enquanto o seu compatriota Wilson Kipsang (2h09m37s) foi medalha de bronze.
Entre os portugueses, Luís Feiteira concluiu a corrida na 48.ª posição, com o tempo de 2h19m40s, enquanto Rui Pedro Silva abandonou a prova ao km 25.
Medalhas
OURO: Stephen Kiprotich (Uga)
PRATA: Abel Kirui (Que)
BRONZE: Wilson Kipsang (Que)
