A imprensa estrangeira destacou o avançado alemão, autor do golo que permitiu à Alemanha derrotar Portugal no primeiro jogo do grupo B do Euro2012, em Lviv, Ucrânia, como a principal figura do encontro.
Corpo do artigo
O AS, jornal desportivo espanhol, intitula o comentário do jogo com "Mário Gómez frustra Cristiano", referindo que "o dianteiro do Bayern marcou o golo que deu a vitória à Alemanha contra Portugal", salientando ainda que "Pepe e Nani enviaram duas bolas aos ferros" da baliza da Alemanha.
A Marca, também jornal espanhol, escreve que "Um 'espanhol' resgatou a Alemanha", em alusão a Gómez, que é citado com a afirmação de que tinha de "corresponder" ao selecionador alemão.
Também de Espanha, o El Mundo sublinha que "Mario Gómez teve a chave" e "uma cabeçada de aríete desbloqueou uma partida cinzenta da Alemanha".
A BBC Sports afirma que "Portugal desapontou e só voltou à vida após o golo da Alemanha".
"Gómez sela de cabeça a vitória da Alemanha" é o título do comentário do jornalista da televisão britânica.
O jornal "L"Équipe" referiu que, apesar do triunfo, a formação germânica atuou "sem brilho". No entanto, o diário francês frisa que a "Alemanha assegurou o essencial, graças ao golo de Gómez".
Em Itália, a RAI refere que o golo obtido por Mario Gómez "vale ouro".
"Portugal revelou-se demasiado tarde", escreve-se na página na internet, acrescentando que "foi preciso o melhor Neuer para evitar que a equipa lusitana, guiada por Cristiano Ronaldo, empatasse a partida".
A Gazetta dello Sport refere que "Gómez marca, Neuer segura".
O periódico italiano diz que Portugal "cede" e, após sofrer o golo, aos 72 minutos, "acordou e tentou reagir", valendo as intervenções de Neuer.