"Existe demasiado foco no preço de Vitinha. Tenho muita fé no seu potencial"
Declarações de Pablo Longoria, presidente do Marselha, em entrevista à rádio RMC Sport
Corpo do artigo
Críticas a Vitinha, que custou 32 milhões em janeiro de 2022 e soma apenas três golos em 15 partidas disputadas na presente época: "É preciso separar duas coisas, o desempenho desportivo e o preço da transferência. Penso que estamos demasiado concentrados nisso, que estamos a colocar demasiada pressão sobre ele com o preço da sua transferência. Um jovem avançado, com menos de 23 anos, com os preços atuais do mercado, esperamos sempre vendê-lo por mais de 20 milhões de euros quando já marcou golos. É a lei do mercado hoje em dia. É preciso lembrar que, quando comprámos o Vitinha, ele era o melhor marcador da Liga Europa. Isso tem um valor, para além dos 22 anos que ele tinha. Paga-se o preço atual de mercado pelos jogadores".
O que falta para Vitinha "explodir" em Marselha? "Ao mesmo tempo, é um jogador que ainda não tem continuidade, mas isso está ligado à sua juventude e à concorrência. É difícil compará-lo com Alexis Sánchez e é difícil competir com um jogador de classe mundial como Pierre-Emerick Aubameyang, mas acredito que este tipo de competição vai permitir-lhe crescer. Tenho confiança no Vitinha. Sobretudo porque podemos ver que a sua capacidade de fazer as coisas, especialmente na área e quando está frente a frente dos defesas, acho que ele tem muito potencial".
Necessidade de paciência: "Temos de pensar que é um jogador que nos pode dar algo e que precisa de encontrar gradualmente mais estabilidade e mais continuidade no seu jogo, porque isso é muito importante para os avançados. Mas tudo isso requer calma. É muito fácil para um treinador pedir calma a uma equipa, mas penso que esta competição e o facto de ter crescido com Alexis Sánchez e Pierre-Emerick Aubameyang lhe farão bem para explodir. Tenho muita fé no seu potencial".