Defesa-direito da seleção de Paulo Bento reconhece ser tarefa complicada superar os detentores do título europeu e mundial, mas acredita na vitória
Corpo do artigo
João Pereira, o defesa da seleção nacional que na próxima época será jogador do Valência, antevê um jogo intenso e emocionante com a Espanha, na primeira meia-final do Euro'2012, e transmitiu uma mensagem de confiança relativa à possibilidade de derrotar os campeões da europa e do mundo.
"Para vencer a Espanha, temos que continuar unidos, iguais a nós próprios, ter personalidade e não cometer erros defensivamente. É que a Espanha tem médios organizadores que fazem passes de morte de muita qualidade. Portanto, há que atacar quando for necessário e assumir o jogo se tivermos que o assumir".
Para João Pereira, a Espanha, apesar dos títulos que ostenta, não é favorita para o jogo da próxima quarta-feira.
"Quando a mim, há 50 por cento de favoritismo para cada lado... Respeitaremos a Espanha, que é campeã da europa e do mundo, mas não em demasia. Nós também temos valor, grandes jogadores e uma excelente seleção. Estamos concentrados e confiantes".
No último confronto entre as duas seleções, um amigável, Portugal goleou (4-0) o adversário e João Pereira diz que este jogo será diferente.
"Nesse amigável nada estava em disputa, ao contrário do que sucede agora e se calhar os jogadores adversários estavam mais descontraídos e, porventura, facilitaram um pouco em termos de empenho. Estará em jogo ao cesso à final, será bastante mais complicado, mas creio que vai ser um duelo equilibrado e emocionante".
O defesa português não esconde que o sistema de jogo da Espanha cria imensas dificuldades a qualquer equipa.
"A equipa de Vicente Del Bosque não muda muito, quer tenha o Torres lá na frente ou não, pois normalmente joga com seis médios, tornando as marcações mais difíceis, até porque tanto o Iniesta como o David Silva vão muito mais para dentro. De qualquer modo, temos que nos preocupar mais é connosco e jogar num bloco coeso, para não cometer erros".