Decisões do VAR explicadas pelos árbitros nos estádios pode arrancar em Portugal esta época
O processo vai arrancar em breve, inicialmente com uma fase de testes.
Corpo do artigo
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol recebeu luz verde por parte da FIFA para implementar a tecnologia que permita aos árbitros explicar aos espectadores presentes nos estádios as decisões tomadas após recurso ao VAR.
Uma decisão, sabe O JOGO, que pode ser realidade ainda esta temporada em Portugal.
Esta é já uma realidade, por exemplo, na NBA, principal campeonato de basquetebol dos Estados Unidos, e que a FIFA tem vindo a desenvolver no futebol.
O processo vai arrancar em breve, inicialmente com uma fase de testes e esta medida será aplicada nas competições onde o sistema VAR está implantado, designadamente as duas ligas profissionais, Liga BPI, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça e fase final da Liga 3. Nesta fase, o Conselho de Arbitragem fica a aguardar que a Liga indique os estádios que reúnem condições para aplicar a medida, numa primeira fase ainda em modo de teste, o mais rapidamente possível.
As comunicações do árbitro ocorrerão em duas situações específicas:
- todos os lances em que o árbitro se dirige à zona de revisão do VAR;
- e os lances de revisão factual (como por exemplo foras-de-jogo ou infrações cometidas dentro ou fora da área, para assinalar ou não um pontapé de penálti).