A nova instalação marca a inauguração do 300º Cruyff Court no mundo e terá um enorme impacto numa comunidade vulnerável.
Corpo do artigo
A Fundação Johan Cruyff inaugurou, este sábado, Cruyff Court Pelé em Santos (São Paulo, Brasil), numa cerimónia comovente que prestou homenagem a duas lendas do futebol. Esta nova instalação marca a inauguração do 300º Cruyff Court no mundo e está preparada para causar um impacto significativo no Dique da Vila Gilda, um dos bairros mais socialmente vulneráveis de Santos. Susila Cruyff, filha de Johan Cruyff e membro do conselho da Fundação Cruyff, participou no evento de inauguração, que foi uma celebração festiva e entusiasmada da favela, com crianças locais a participarem de jogos de futebol.
Santos, sede do Santos FC - um dos clubes mais célebres do Brasil e onde Pelé e outros grandes nomes do futebol praticaram o seu futebol - foi escolhido como cenário para o mais recente Cruyff Court. Resultado de uma colaboração entre a Fundação Cruyff, a UEFA Foundation for Children e a Fundação Pelé, o novo espaço irá servir crianças e jovens dos bairros locais, diretamente afetados pela falta de atividades socioeducativas na favela, que é a maior comunidade de palafitas da América Latina.
Susila Cruyff falou sobre a forma como o Cruyff Court Pelé irá beneficiar crianças e jovens para os quais o desporto não é uma garantia na vida: “O meu pai sempre teve uma ligação especial com Pelé, e é por sorte ou coincidência que estamos aqui a inaugurar o 300º Cruyff Court em nome de ambos. Ambos tiveram uma origem semelhante, começaram a jogar nas ruas, foram futebolistas autodidatas e continuam na memória das pessoas como lendas. Podem ser uma grande inspiração para esta região. Acreditamos realmente que este campo poderá ser uma experiência que mudará a vida destas crianças e será positivo para a comunidade.”
Já Joe Fraga, agente de Pelé e representante da Fundação Pelé, afirmou: "As oportunidades que o Cruyff Court Pelé trará a esta comunidade e, mais especificamente, às crianças de Santos, continuarão a sedimentar o incrível legado de dois dos maiores jogadores da história. O vínculo entre Johan e Edson ficou tão forte como nunca com esta 300ª quadra. A Fundação Pelé tem a honra de se associar à Fundação Cruyff neste projeto tão especial e inspirador.”
Por outro lado, Urs Kluser, Secretário-Geral da UEFA Foundation for Children, disse: “A UEFA Foundation for Children está muito orgulhosa de apoiar a Fundação Johan Cruyff na abertura do seu 300º campo. Tal como os anteriores [este é o quinto], o campo é um grande apoio para a comunidade e para as crianças, que terão um local seguro para brincar. Ao mesmo tempo, este campo é especial, não só porque é o 300º campo, mas também porque vai representar os nomes de duas lendas: Cruyff e Pelé."
Tanto Johan como Pelé aprenderam tudo sobre o futebol nas ruas, o que servirá de grande inspiração para as crianças locais que utilizarem as instalações no futuro. Johan Cruyff acreditava no poder considerável do desporto e na sua influência no desenvolvimento das crianças e dos jovens. De facto, essas crenças estão no cerne da sua fundação, uma organização empenhada em criar espaços para crianças de todo o mundo se desenvolverem física, mental e socialmente, ao mesmo tempo que constrói alianças com parceiros locais que partilham as mesmas ideias.
A Cruyff Court é uma plataforma social que utiliza o desporto e as 14 regras de Johan Cruyff para proporcionar às crianças e aos jovens um desenvolvimento integral, uma formação para a inclusão e a cidadania, e uma oportunidade de aumentar as suas perspetivas de um futuro sócio afetivo equilibrado, baseado em relações de respeito desenvolvidas num ambiente seguro.
A Fundação Cruyff desenvolve projetos em mais de 20 países em todo o mundo. O Cruyff Court Pelé assinala o marco do 300º Cruyff Court no mundo e o quarto no Brasil. Neste projeto específico, 14 treinadores locais receberam formação para se tornarem treinadores “Cruyffianos” durante um curso de dois dias, realizado a 6 e 7 de dezembro, que lhes ensinou tudo sobre a filosofia de Johan Cruyff, incluindo as 14 regras que podem utilizar para motivar as crianças.
Este projeto conta com a parceria da Fundação Cruyff e do Instituto Plataforma Brasil - IPB, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que incentiva os jovens a assumirem papéis de liderança na transformação das comunidades onde vivem. "É a realização de um sonho poder dar à comunidade esse espaço para curtir, brincar e esquecer, por um momento, todos os desafios do dia a dia. Oferecer o melhor possível a quem mais precisa provoca um movimento de mudança que tem o Cruyff Court como ponto de partida e se expande a partir daí. Dessa forma, é possível contribuir para o desenvolvimento pessoal das crianças da comunidade e para uma sociedade mais justa. Isso é maravilhoso!", realçou Joëlke Offringa, presidente do IPB.
Para além disso, a Fundação Johan Cruyff associou-se ao Instituto Arte no Dique, que é também uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos que tem vindo a desenvolver um importante trabalho sociocultural com a população do Dique da Vila Gilda desde 2002. “O Cruyff Court Pelé será de fundamental importância para a comunidade da Vila Gilda e para fazer total diferença na região", salientou José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do Instituto Arte no Dique. Outros parceiros locais são a COHAB Santista, a Fundação Vopak We Connect e as empresas Signify, AkzoNobel e Parque Balneário Hotel Santos.