Vitória fácil da Croácia por 4-0 elimina os Camarões e faz adivinhar um jogo escaldante frente ao México
Corpo do artigo
A Croácia goleou, por 4-0, com inesperada facilidade os Camarões, seleção que mostrou um enorme desnorte e que, após a segunda jornada do Grupo A do Mundial2014 de futebol, já está de saída do Brasil.
O ponta de lança Mario Mandzukic, regressado de uma suspensão que o impediu de disputar o primeiro jogo -- derrota com o Brasil (3-1) - foi a figura do encontro, ao fazer uma assistência e marcar dois golos e por revelar grande frescura física, o que poderá ser fundamental para a partida decisiva, frente ao México, dia 23, que irá ditar a passagem de uma das duas equipas aos oitavos de final.
O facto de o camaronês Alex Song ter sido expulso aos 40 minutos também facilitou a tarefa aos croatas, já que jogaram toda a segunda parte em superioridade numérica, na quente cidade de Manaus, onde a humidade atingiu os 90 por cento à hora do jogo.
Aos 11 minutos, Olic inaugurou o marcador, a passe de Mandzukic para o coração da área, com ambos a aproveitar uma jogada com vários passes e pouca pressão dos africanos sobre os portadores da bola: um trio que a sabe tratar muito bem, composto por Rakitic, Modric e Sammir.
O golo croata apareceu naquela que foi primeira jogada de ataque criada pelos seus jogadores, já que eram os Camarões que estavam mais velozes e instalados na área dos europeus. Uma contrariedade a que os africanos não conseguiram reagir, tanto em termos competitivos, revelando pouco discernimento ofensivo, nem em termos anímicos, do que foi maior exemplo a agressão de Alex Song a Mandzukic, aos 40 minutos, valendo-lhe a expulsão, "ditada" pelo árbitro português Pedro Proença.
Foi graças a mais um disparate do conjunto africano, já na segunda parte, que a Croácia chegou ao 2-0, por Perisic, que aproveitou um mau passe entre os defesas contrários, arrancou pela esquerda e, à entrada da área, atirou cruzado, sem hipótese para Itandje.
Os europeus chegaram ao terceiro golo com facilidade, na sequência de um canto, quando Mandzukic, aos 61 minutos, subiu mais alto do que os adversários e cabeceou com sucesso. O avançado do Bayern de Munique voltou a marcar, aos 73, aproveitando para recarregar após remate de Eduardo Silva e defesa incompleta de Itandje, diante da apatia total dos jogadores dos Camarões, que se despedem do Mundial após o jogo com o Brasil, na terceira jornada do grupo.
Jogo na Arena Amazónia, em Manaus, Brasil.
Camarões - Croácia, 0-4.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Olic, 11 minutos.
0-2, Perisic, 48.
0-3, Mandzukic, 61.
0-4, Mandzukic, 73.
Equipas:
- Camarões: Itandje, Chedjou (Nounkeu, 46), Nkoulou, Matip, Assou-Ekotto, Mbia, Enoh, Alex Song, Moukandjo, Aboubakar (Webó, 70) e Choupo Moting (Salli, 75).
Selecionador: Volker Finke.
- Croácia: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren, Pranjic, Rakitic, Modric, Sammir (Kovacic, 72), Mandzukic, Perisic (ante Rebic, 78) e Olic (Eduardo Silva, 68).
Selecionador: Niko Kovac
Árbitro: Pedro Proença (Portugal).
Ação disciplinar: Cartão vermelho Alex Song (40).