Seleção chilena viu-se a vencer por dois golos ainda muito cedo, mas sofreu para garantir os três pontos
Corpo do artigo
A seleção do Chile ainda tremeu mas acabou por vencer a Austrália por 3-1, em jogo do Grupo B do Mundial2014 de futebol, disputado em Cuiabá, no Brasil. A seleção chilena cedo chegou à vantagem, conseguiu aguentar a surpreendente segunda parte da Austrália e ainda confirmou o triunfo, já em período de compensação.
O combinado sul-americano inaugurou o marcador aos 12 minutos, por intermédio de Alexis Sánchez, que aproveitou, com um remate bem-sucedido, um lance de insistência dentro da grande área australiana. O avançado do Barcelona, menos de dois minutos depois, fez a assistência para o segundo golo, marcado por Valdivia, que surgiu na zona frontal a rematar, já dentro da área, sem hipótese para o guarda-redes Ryan.
Apesar da maior intensidade e qualidade de jogo dos chilenos, os australianos conseguiram "sacudir" a pressão e, aos 35 minutos, após cruzamento de Franjic, o médio Tim Cahill saltou mais alto do que os defesas e desfeiteou, de cabeça, Claudio Bravo, guarda-redes chileno.
Aos 53 minutos, Tim Cahill voltou a introduzir a bola na baliza chilena, mas o lance foi invalidado devido a fora de jogo. Pouco depois, Bresciano obrigou o guardião chileno a uma excelente defesa e, a 20 minutos do fim, Cahill voltou a cabecear com perigo na área contrária, dando provas de que a seleção da Oceânia não está no Brasil para ser "bombo de festa".
Já perto do final, o selecionador Jorge Sampaoli, um argentino ao serviço do Chile, fez entrar Maurício Pinilla, que representou o Sporting entre 2004 e 2006, e foi graças a um primeiro remate seu, defendido pelo guarda-redes, que começou o lance do último golo, conseguido já em período de descontos, e um pouco contra a corrente do jogo, por Beausejour, que entrara a substituir Valdivia, e que recarregou com sucesso.
Jogo no Arena Pantanal, em Cuiabá, no Brasil
Chile - Austrália, 3-1.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
1-0, Alexis Sánchez, 12 minutos.
2-0, Valdivia, 14.
2-1, Tim Cahill, 35.
3-1, Beausejour, 90+2.
Equipas:
- Chile: Claudio Bravo, Mena, Isla, Medel, Jara, Vidal (Felipe Gutierrez, 60), Aranguiz, Valdivia (Beausejour, 68), Vargas (Pinilla, 87), Díaz e Alexis Sánchez.
Selecionador: Jorge Sampaoli (argentino).
- Austrália: Ryan, Franjic (Ryan McGowan, 49), Davidson, Jedinak, Milligan, Spiranovic, Oar (Halloran, 68), Tim Cahill, Wilkinson, Bresciano (Troisi, 78) e Leckie.
Selecionador: Ange Postcoglou.
Árbitro: Noumandiez Doue (Costa do Marfim).
Ação disciplinar: cartões amarelos a Tim Cahill (44), Jedinak (58), Milligan (67) e Aranguiz (86).