Selecionador nacional elogiou comportamento de todos os jogadores. "Fizeram um grande Europeu", considerou.
Corpo do artigo
Paulo Bento estava naturalmente desolado, mas com tranquilidade suficiente para elogiar o comportamento de todos os jogadores. "Caímos como deve cair uma grande equipa: com honra e com grande orgulho", afirmou pouco depois de ter passado pelo balnério para "felicitar os jogadores porque fizeram um grande Europeu".
Na análise detalhada ao jogo das meias finais, o selecionador nacional referiu: "Tínhamos uma grande ambição e muita ilusão para chegar à final. Fizemos as coisas para alcançar esse objetivo. Estivemos muito bem e fomos mais perigosos nos 90 minutos. No prolongamento, a Espanha teve uma ou outra situação, por algum desgaste da nossa parte. Não conseguimos esticar tanto o nosso jogo e permitimos que a Espanha fosse mais dominadora", considerou Paulo Bento.
"Nas grandes penalidades, a Espanha foi mais feliz. Parabéns à Espanha porque foram mais eficazes e mais felizes. Sem tirar mérito à Espanha, porque é uma grande equipa com muita maturidade, mas nesta competição não tivemos o minimo à sorte. Mandámos seis bolas à barra e ao poste e nos penáltis voltamos a não ter sorte".
Paulo Bento fez depois uma espécie de primeiro balanço à participação de Portugal no Europeu da Ucrânia e da Polónia. "Fizemos um Campeonato da Europa extraordinário. Em cinco jogos, perdemos apenas o primeiro jogo com a Alemanha e depois carimbámos três vitorias seguidas e batemo-nos da forma como nos batemos diante de uma seleção que pode fazer história. Houve coisas mais agradáveis, outras menos agradáveis. Fizemos um trajeto extraordinário para chegar aqui, um percurso enorme nesta fase final e estivemos perto de conseguir a nossa segunda final. Os portugueses estão orgulhosos destes jogadores que merecem todo o respeito", considerou, sublinhando que agora é "preparar bem o que vai começar a ser feito a partir de Setembro [fase de qualificação do Mundial de 2014] onde tentaremos tudo para estar no Brasil".