Boavista autoriza equipa para 2025/26 e acionistas chumbam relatórios de gestão e contas
Os acionistas da SAD do Boavista, representando 80% do capital da sociedade, reuniram em AG, chumbando os relatórios de gestão e contas dos exercícios 2022/23 e 2023/24. Foi anunciado que a SAD "autorizou a criação de uma equipa para a época 2025/2026, constituída e inscrita nas competições organizadas pela AF Porto
Corpo do artigo
Os relatórios e contas de 2022-23 e 2023-24 da SAD do Boavista, então presidida por Vítor Murta, foram esta sexta-feira chumbados numa Assembleia Geral que contou com acionistas representativos de 80 por cento do capital com direito a voto, onde se inclui o Boavista FC. A decisão, informa o comunicado da SAD, foi tomada “por unanimidade”, sem mais detalhes sobre as razões do chumbo. Adicionalmente, foi ainda explicado por Fary Faye, atual presidente da SAD, que esta deu uma autorização formal para que, à margem da equipa que representará a SAD na AF Porto, uma outra equipa, tutelada pelo clube, possa também competir no último escalão da AF Porto. “Preocupação estratégica com o futuro da instituição” esteve na base da decisão.
Haverá ainda, recorde-se, uma terceira equipa (Panteras Negras FC) a competir, mas esta ligada a adeptos axadrezados.
Veja o comunicado na íntegra:
"Assembleia Geral da Boavista Futebol Clube, Futebol SAD
Reunidos em Assembleia Geral da Boavista Futebol Clube, Futebol SAD, realizada com a presença de mais de 80% do capital com direito a voto, incluindo o Boavista Futebol Clube, enquanto acionista e Clube Fundador, os acionistas deliberaram, por unanimidade, reprovar os relatórios de gestão e contas da sociedade, relativos aos exercícios do ano de 2022/2023 e 2023/2024, referentes aos Conselhos de Administração do mandato anterior.
Antes do encerramento da Assembleia Geral, o Presidente do Conselho de Administração, Fary Faye, tomou a palavra, sublinhando, perante a presença do Acionista Boavista Futebol Clube, que a sua maior preocupação reside na coesão de todo o universo Boavisteiro, enfatizando que apenas através da união de todos será possível alcançar os objetivos comuns, centrados no sucesso do Boavista.
Nesse enquadramento, e evidenciando uma preocupação estratégica com o futuro da Instituição, informou que a Boavista Futebol Clube, Futebol SAD autorizou formalmente a criação de uma equipa para época 2025/2026, constituída e inscrita nas competições organizadas pela Associação de Futebol do Porto (AFP), sob responsabilidade do Boavista Futebol Clube, enquanto instrumento essencial para a valorização desportiva e estrutural do Clube e da SAD.
Porto, 28 de Agosto de 2025
Boavista Futebol Clube, Futebol SAD"