António Silva corre para melhor jovem; Diogo Costa no prémio de guarda-redes
Existem portugueses presentes em todas as listas de nomeados para prémios
Corpo do artigo
A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) revelou este domingo os nomeados para os prémios relativos a 2023, que vão incluir as categorias de melhor jogador, jovem, médio, guarda-redes, selecionador treinador, clube e árbitro.
Os vencedores das distinções serão revelados a partir do dia 1 de janeiro de 2024, sendo que o júri da IFFHS é composto por jornalistas desportivos e especialistas de futebol oriundos de 120 países.
No que toca para o prémio de melhor jovem, ao qual apenas podem concorrer jogadores com menos de 20 anos, destaque para a presença de António Silva, central do Benfica.
Bernardo Silva, para além de ter sido nomeado para melhor jogador, também disputa a distinção de melhor médio do ano, tal como Bruno Fernandes.
Diogo Costa, do FC Porto, concorre ao galardão de melhor guarda-redes, enquanto Rui Vitória, que orienta a seleção do Egito, está nos candidatos ao prémio de melhor selecionador, tendo Roberto Martínez como adversário.
Na corrida para o melhor treinador de clubes, o único português presente é Luís Castro, que comanda o Al Nassr depois de ter passado pelo Botafogo em 2023, tendo levado o clube à liderança isolada do Brasileirão, que acabou vencido pelo Palmeiras, de Abel Ferreira, que ficou fora da lista.
De resto, Artur Soares Dias foi nomeado para o prémio de melhor árbitro de 2023.