Médio é visto como potencial sucessor de Gerrard no Liverpool, sendo acompanhado por Arsenal e Manchester United
Corpo do artigo
À medida que o final de temporada se aproxima, o cerco em torno dos principais elementos do plantel do Sporting aumenta por parte dos potenciais pretendentes. William Carvalho é um dos leões que mais interesse suscitam no mercado e a SAD, sabe O JOGO, admite negociar a sua transferência por valores inferiores à cláusula de rescisão fixada nos 45 milhões de euros. O médio internacional português é mesmo um dos nomes referenciados pelos principais clubes ingleses, estando de momento a ser apontado como possível reforço do Liverpool, onde, segundo a Imprensa local, pode ser enquadrado como substituto de Steven Gerrard, o mítico camisola 8 dos reds. E William nunca escondeu o sonho de jogar em Inglaterra [ver declarações à parte].
Cientes de que, à semelhança do que aconteceu no último defeso, serão várias as sondagens no sentido de uma transferência do atleta de 23 anos, os dirigentes leoninos aceitam negociar os direitos económicos do jogador - a SAD recuperou recentemente os 40% que estavam na posse no Sporting Portugal Fund, detendo atualmente a totalidade dos mesmos -, desde que a oferta atinja um montante próximo dos 30 milhões de euros, acrescida de prémios pela performance desportiva coletivos e individuais ou de mais-valias em caso de uma transferência futura, salvaguarda que tem sido usada com regularidade pelo elenco liderado por Bruno de Carvalho nos principais negócios até agora concretizados.
As exigências da SAD já são conhecidas no mercado desde o último verão, quando o Arsenal, clube inglês que mantém William Carvalho referenciado, conversou informalmente com os dirigentes leoninos, ouvindo então as condições pretendidas pelo médio, às quais se juntavam ainda o empréstimo de um jogador, cujos encargos seriam da responsabilidade do clube que o cedia - o avançado Sanogo era o nome mais desejado em Alvalade, quando a saída de Slimani estava em cima da mesa. Além de Liverpool e Arsenal, também os rivais Manchester United continuam a reportar as exibições do camisola 14, sempre que o seu elemento de scouting é destacado para os encontros em que participa o Sporting.
William Carvalho, recorde-se, tem contrato válido até junho de 2018, uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, auferindo perto de 450 mil euros anuais brutos, mas, como O JOGO oportunamente deu conta, em caso de continuidade no clube na estação 2015/16, os dirigentes leoninos pretendem aumentar o vencimento do médio para valores na ordem dos 600 mil euros brutos por ano, ou seja, atingindo o patamar máximo dos vencimentos que têm sido determinados pela direção de Bruno de Carvalho.