Médio do Sporting deve estrear-se a titular, enquanto o jogador do Braga atuará de início se Bento mudar o sistema para 4x4x2
Corpo do artigo
William Carvalho deverá estrear-se hoje como titular da Seleção Nacional, depois de já ter entrado na segunda parte do jogo com a Suécia, em Solna. Com apenas 21 anos, mas já com 58 internacionalizações em todas as seleções nacionais, o médio do Sporting deve ser testado na posição 6, no lugar que tem sido de Miguel Veloso desde que Paulo Bento chegou à equipa das Quinas, em outubro de 2010. Uma oportunidade de ouro para o médio, numa altura em que o jogador do Dínamo de Kiev começa a ter menos ritmo competitivo, devido à paragem do campeonato ucraniano (ver página 15). A juntar a isto,William Carvalho tentará marcar pontos para a convocatória final, a anunciar dia 19 de maio, altura em que o nome do portista Fernando deverá entrar nas contas de Paulo Bento para o Mundial do Brasil.
O médio do Sporting deverá ser uma das novidades no onze contra os Camarões, adversário que Portugal defrontou em 2010, na Covilhã, em jogo de preparação para o Mundial da África do Sul. Dois golos de Raul Meireles e um de Nani deram o triunfo aos portugueses. Hoje as duas seleções voltam a encontrar-se para preparar um Mundial. Habituado a jogar em 4x3x3, Portugal poderá apresentar novidades também a nível tático. "Veremos se vamos jogar com aquele que tem sido o nosso sistema habitual ou se vamos usar outra alternativa", admitiu Paulo Bento na conferência de Imprensa de ontem, recusando, contudo, utilizar Cristiano Ronaldo sozinho no ataque. "Não temos tido a opção de colocar Ronaldo como ponta de lança de início, jogando como único homem na frente. Isso é algo que, desde o início, dissemos que não iríamos fazer. Não acho que seja a melhor opção para um homem com as características dele. Já o fizemos nalguns momentos do jogo, como com a Suécia ou com a Rússia. A outra hipótese, e essa temos ainda de equacionar, é a de poder jogar com Ronaldo na frente, mas numa solução de ter dois homens na frente de ataque", justificou o selecionador nacional.
Caso aposte no 4x4x2, com Ronaldo nas costas de Edinho, Varela será o sacrificado, entrando Rafa diretamente para o onze, para jogar como 10. Ainda sem qualquer internacionalização A, o jogador do Braga deve ter hoje o batismo na seleção principal, depois de jogado sete vezes pelos sub-21 e duas pelos sub-20.