Revela empresário Pedro Aldave - O líder do Benfica subiu, para já, o preço estipulado pelo goleador como forma de... travar ou congelar a sua saída por entender que é mais rentável mantê-lo no plantel do que gastar uma fortuna num substituto.
Corpo do artigo
Cardozo está agora "mais perto de ficar do que de sair", afirmou ontem o empresário do jogador. E a explicação é simples: Luís Filipe Vieira subiu a fasquia porque quer manter o goleador no plantel. Segundo revelou Pedro Aldave a O JOGO, o presidente dos encarnados agora quer "17 milhões de euros e a pronto pagamento", verba que inflaciona o passe do internacional paraguaio e, ao mesmo tempo, lhe coloca uma âncora que só uma loucura de mercado a pode recolher.
Depois de uma cuidada análise do mercado e de alguns alvos da lista prioritária de reforço do ataque, Luís Filipe Vieira concluiu que a contratação de um substituto para Cardozo acarretaria uma despesa demasiado elevada, tanto pelo valor do negócio como das expectativas salariais dos avançados pretendidos, além de não haver garantias de um rendimento desportivo imediato ou à altura dos números apresentados por Tacuara ao longo das seis épocas que soma na Luz.
A título de exemplo, Wilfried Bony, avançado do Vitesse e melhor marcador do campeonato holandês, era um dos alvos para compensar a vaga que se abriria no ataque com a eventual saída de Cardozo, como o nosso jornal noticiou em exclusivo, mas entretanto já os ingleses do West Ham viram rejeitada uma proposta de... 15 milhões de euros.
Ainda há poucos dias, o Fenerbahçe colocou em cima da mesa presidencial uma proposta de 10 milhões de euros por Cardozo, acrescidos de três milhões mediante objetivos a alcançar pelo jogador. Contudo, Luís Filipe Vieira rejeitou a abordagem e inverteu a tendência de saída do camisola 7. Se o episódio que se passou no final da Taça de Portugal entre o jogador, Jorge Jesus e André Almeida empurrava o paraguaio para fora da Luz, agora o líder das águias considera que tudo pode ser sanado e permitir que a veia goleadora do Tacuara continue a dar pontos.
Pedro Aldave, o empresário do paraguaio, ainda ontem confirmou que "o Fenerbahçe perguntou pelo Cardozo, é um jogador com mercado, mas está mais perto de ficar do que de sair". "Agora é preciso falar com o presidente porque parece-me que o Benfica não quer vender o jogador", analisou o agente, em declarações ao nosso jornal.
Ainda ontem a SAD, em comunicado, informava que "Cardozo é jogador do Benfica, não havendo, nesta altura, negociações com qualquer clube", o que ajuda a explicar a inversão de discurso. A subida da fasquia de 15 milhões de euros para os agora 17 reflete a intransigência de Luís Filipe Vieira em deixar sair Cardozo, até porque estará consciente que é improvável algum clube de topo desembolsar essa verba, e a pronto pagamento, por um jogador de 30 anos, que apenas poderá dar um lucro desportivo e nunca retorno financeiro.
