Venezuelano nos planos para que Maxi e Layún possam ser poupados para o Dínamo de Kiev.
Corpo do artigo
Víctor García deve ser a maior novidade nos convocados de Julen Lopetegui para a deslocação do FC Porto aos Açores, onde sábado defrontará o Angrense para a Taça de Portugal. O treino matinal de ontem deu a deixa para aquilo que poderá acontecer no sábado, depois de o venezuelano ter subido ao relvado integrado no plantel principal, ao contrário dos outros jogadores da equipa B do clube, que se lhes juntaram depois. O JOGO foi à procura de mais informações e confirmou os planos do treinador espanhol. García é, nesta altura, a mais forte possibilidade para a direita da defesa no jogo com os insulares.
A razão da inclusão do lateral da equipa B nos planos tem que ver com a gestão necessária das outras opções à disposição do treinador. Maxi Pereira e Layún jogaram na madrugada de hoje e não se sabe sequer se conseguem estar amanhã à disposição de Lopetegui. Mesmo que estejam, é importante gerir o desgaste físico dos dois, uma vez que três dias depois (terça) o FC Porto recebe o Dínamo de Kiev para a Liga dos Campeões e o treinador quer ter os jogadores nas melhores condições possíveis para o jogo que pode selar de vez o apuramento para os oitavos de final da competição.
Já no primeiro jogo da Taça de Portugal, com o Varzim, Lopetegui aproveitou para descansar Maxi Pereira, colocando Layún à direita e Cissokho à esquerda. Nessa fase, porém, o mexicano ainda não tinha a preponderância que agora exibe e o torna cada vez mais indispensável. Esta opção por Víctor García é, pois, natural, numa altura em que o lateral é titularíssimo na equipa de Luís Castro e depois das boas referências que ficaram na memória de Lopetegui nos dois períodos de pré-temporada que realizaram em conjunto.
Enquanto as eliminatórias da Taça de Portugal não ditarem adversários mais cotados, não será de estranhar se Lopetegui aproveitar para premiar outros jogadores da equipa B, à medida que as oportunidades surgirem. Para García nem será a estreia pela equipa principal. O venezuelano, que tem 21 anos, já fez dois jogos na equipa principal, ambos em 2013/14.
