Varela no meio da remodelação: o onze provável do FC Porto frente ao Casa Pia
Médio treinou integrado e foi chamado. Conceição deve realizar mudanças de uma ponta à outra do campo. Portistas jogam pela primeira vez no Dragão para o campeonato desde o desaire com o Estoril... em novembro. Média de pontos caseiros (2) bem abaixo do anterior mínimo com Conceição (2,5).
Corpo do artigo
Da baliza ao ataque: nenhum setor da equipa do FC Porto deverá ficar imune às previsíveis mudanças que Sérgio Conceição se prepara para realizar no jogo de hoje (20h30), com o Casa Pia, no Dragão.
Mesmo com um desafio decisivo para a Liga dos Campeões no horizonte, contra o Shakhtar Donetsk, o treinador portista deverá lançar um onze bastante aproximado ao mais utilizado esta época, na ressaca de uma derrota com o Estoril que ditou o afastamento da Taça da Liga. Diogo Costa receberá o testemunho de Cláudio Ramos na baliza, Pepe reassumirá a posição de comandante do quarteto defensivo e tudo aponta para que Evanilson recupere a titularidade na zona mais ofensiva.
A grande dúvida envolve Alan Varela, que só ontem fez treino integrado condicionado, depois de ter passado os primeiros dias da semana a recuperar de um estiramento num músculo da anca esquerda. A inclusão na convocatória, contudo, é um sinal positivo para os azuis e brancos e, se nada de anormal acontecer, a possibilidade de o argentino ser protagonista de uma mudança no “miolo” é bastante elevada.
A receção ao Casa Pia será a primeira para o FC Porto desde o desaire com o Estoril, para a mesma competição, no início de novembro. Um desfecho surpreendente, que acentuou uma tendência anormal durante o reinado de Conceição. Afinal, os portistas sempre tiveram o hábito de conquistar mais pontos em casa do que fora. Em 2023/24, a média ao fim de cinco jornadas disputadas no Dragão é de dois por jogo, fruto dos tropeções com o Arouca e os estorilistas, quando como visitantes a média se situa nos 2,6 (melhor registo da competição).
A título de curiosidade, refira-se que, até aqui, a pior média de pontos conquistados em casa pelo FC Porto numa edição do campeonato com o atual treinador era de 2,5, contabilizada na época de 2020/21. A melhor continua a ser de 2,9, alcançada logo na primeira temporada com Sérgio Conceição (2017/18).
Onze provável do FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sánchez, Pepe, Fábio Cardoso e Zaidu; Pepê, Alan Varela, Eustáquio e Galeno; Evanilson e Taremi.