Jogo com o Chaves deverá ser o último do avançado antes de começar a preparar a competição continental com o Irão. Dérbi com o Boavista será a 5 de janeiro, dois dias antes do ensaio dos Leões da Pérsia com a Indonésia e nove antes da estreia, com a Palestina. Se for à final, Mehdi só jogará pelos dragões em fevereiro.
Corpo do artigo
A receção ao Chaves encerrará o calendário competitivo de 2023 para o FC Porto e deverá ser o último jogo de Taremi pelo clube... até fevereiro. O avançado está em final de contrato com os dragões, mas, por enquanto, a despedida será momentânea, uma vez que se prepara para rumar ao Catar com a seleção do Irão para participar na Taça Asiática. O certame estava inicialmente previsto para o verão deste ano, mas um surto de covid-19 levou a China a abdicar da organização e a AFC a reagendá-lo para o início de 2024, com a final a disputar-se a 10 de fevereiro.
Sendo os “Leões da Pérsia” um dos candidatos a conquistar o troféu, dificilmente os azuis e brancos voltarão a contar com o iraniano antes do segundo mês do ano civil. Mesmo que Mehdi e companhia não cheguem tão longe, seria necessário que fossem eliminados na fase de grupos, que para o Irão começa no dia 14, com a Palestina, e termina no dia 23, com os Emirados Árabes Unidos - pelo meio (dia 19) defronta Hong Kong.
Atendendo a que o dérbi com o Boavista está marcado para 5 de janeiro, dois dias antes do ensaio geral, com a Indonésia, e nove dias antes da estreia naquela prova continental, seria precisa uma autorização (improvável) da federação iraniana para Taremi se apresentar mais tarde nos trabalhos da seleção. Assim, o FC Porto arrisca-se a perder o atacante, no máximo, por sete jogos, seis deles para o campeonato, quando há uma diferença de três pontos para o topo da classificação para anular. O primeiro seria então com os axadrezados, seguindo-se os encontros com Estoril (Taça de Portugal), Braga, Moreirense, Farense, Rio Ave e Arouca, respetivamente, sendo que os últimos três estarão sempre dependentes do percurso do Irão na Taça Asiática.
O desafio com o Chaves será também o último em que Zaidu poderá ser opção para Sérgio Conceição antes de se juntar à Nigéria para jogar a Taça de África das Nações. O lateral esquerdo integrou o lote de pré-convocados de José Peseiro e nos próximos dias deve ser confirmado na lista final, arrancando a participação naquela prova contra a Guiné Equatorial, no dia 14. Costa do Marfim (18) e Guiné-Bissau (22) serão os outros adversários na fase de grupos das “Super Águias”, que esperam chegar à final da competição, marcada para 11 de fevereiro.