A fórmula que permitiu a reviravolta em Arouca será posta em prática desde o apito inicial no jogo decisivo da Taça da Liga, em Penafiel, para o qual os leões partem em desvantagem na diferença de golos para o FC Porto.
Corpo do artigo
Antevendo para a partida de Penafiel (sábado à noite no jogo decisivo da fase de grupos da Taça da Liga) o mesmo tipo de dificuldades que o Sporting encontrou em Arouca no passado fim de semana, Leonardo Jardim está a preparar a equipa com Slimani no onze titular, de forma a que o clube lisboeta tenha o controlo do jogo desde o princípio e possa golear para ultrapassar o líder FC Porto, que nesta altura vence no primeiro critério de desempate por ter mais um golo marcado. O avançado que em 17 jogos apontou cinco golos, embora nos três em que foi titular (um deles pela equipa B) não tenha marcado qualquer golo, tentará provar que pode ser mais que um talismã a saltar do banco de suplentes.
Em Arouca, o estado do terreno, pesado e empapado, impediu os leões de praticarem o seu estilo de futebol habitual e o ascendente que conduziu à reviravolta no marcador deveu-se à entrada do Bola de Ouro argelino, que possibilitou um estilo mais direto e ajudou a libertar a equipa do sufoco defensivo em que estava mergulhada. Uma opção que, aliás como esclareceu o próprio Leonardo Jardim no final da partida, só não foi implementada de início porque o argelino vinha de vários dias a fazer tratamento e recuperação de uma mazela física e só aguentaria cerca de meia hora em campo.
Até sábado não se espera uma intempérie como nos dias anteriores ao jogo em Arouca, mas as chuvas constantes vão deteriorar certamente o relvado do Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel. Prevendo dificuldades para circular a bola rente ao chão e para progredir com ela controlada, Slimani será a referência ofensiva da equipa como sucedeu na segunda parte do encontro de Arouca. O trabalho específico de cariz técnico que Jardim tem desenvolvido com Slimani tem-no preparado precisamente para as funções que agora lhe serão encomendadas (de novo): procurar espaços na frente para receber passes longos fazendo uso do poderio físico para a receção e proteção da posse de bola e aguardar por apoio da segunda linha servindo a bola em condições de se dar continuidade às jogadas.