Jorge Jesus garante motivação máxima. De cabeça limpa e empenhada em terminar a época a festejar. É assim que o treinador encarnado garante que a equipa estará esta tarde no Jamor
Corpo do artigo
Só as grandes equipas chegam aos momentos de decisão. A frase tem sido insistentemente repetida por Jorge Jesus desde que o Chelsea ganhou a Liga Europa e o título nacional voou para o FC Porto. O treinador tem desta maneira tentado argumentar a seu favor e da sua equipa - ou contra quem acha que a temporada encarnada foi de fracasso. Ontem, na antevisão da final da Taça de Portugal, Jorge Jesus voltou a apoiar-se nessa frase quase em todas as perguntas que lhe foram feitas. Numa conferência de Imprensa mista, o árbitro Jorge Sousa falava do orgulho que sentia por estar nesta final e o técnico encarnado aproveitou para "meter a colherada": "É onde estão os melhores..."
Este jogo vai servir para ultrapassar as desilusões anteriores? Ou a equipa só está mesmo centrada no momento?
O que é importante é que, mais uma vez, vamos estar nos momentos de decisão, só ganha quem chega às finais, que é o caso do Benfica. Vai ser o último jogo da época e estamos supermotivados, como estivemos na outra final [da Liga Europa], que já está ultrapassada.
A conquista da Taça de Portugal salva a época?
Sempre dissemos que a Taça de Portugal era um dos grandes objetivos da temporada. Esta presença está dentro daquilo que traçámos, não salva época nenhuma. Sentimos o prazer de estar em mais uma final, só as grandes equipas é que chegam às grandes decisões. A Taça de Portugal é a prova rainha do nosso calendário e muito importante na valorização do jogador, do treinador e principalmente do clube. Já passei por isto numa equipa mais pequena, no Belenenses, e não me esqueço da afirmação de grande prestígio que teve nessa final.
Viu o seu avô morrer ao seu lado quando tinha 13 anos durante uma final entre o V. Setúbal e a Académica. Espera homenageá-lo com uma vitória?
Fui habituado desde menino a ver a final da Taça de Portugal. Tem um significado muito especial para mim. Aquilo com que jogadores e treinadores sonham é conquistar uma Taça de Portugal. Espero que seja amanhã [hoje], não tem mais significado do que isso.
Os jogadores vão estar nesta final já com a cabeça limpa?
O facto de o Benfica não ter conquistado a final anterior não inibe nada em relação a esta. Os jogadores estão supermotivados por poderem estar em duas finais. Só as grandes equipas é que chegam aos momentos de decisão. O Benfica não ganhou a Liga Europa, mas está aqui e isso é uma demonstração de toda uma qualidade de trabalho. A equipa vai ter o mesmo equilíbrio emocional que teve em Amesterdão contra o Chelsea.
Uma possível vitória será decisiva para a renovação do seu contrato com o Benfica?
Já respondi a essa pergunta várias vezes... Gostava de continuar. Nada se vai alterar em relação ao jogo de amanhã [hoje], é assim que as coisas estão e vão continuar a estar.
Rui Vitória seria um bom sucessor para si no comando técnico do Benfica, independentemente de quando abandone o clube?
Pelo respeito que tenho pelo Rui [Vitória] e por todos os meus colegas de profissão, não posso responder a essa pergunta.
