Clube comunicou que adquiriu as ações que negociava há muito com a entidade bancária e assim aumenta a participação na SAD para 88%
Corpo do artigo
O Sporting comunicou ter chegado a acordo com o Novo Banco pelos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), pagando 15,4 milhões de euros, o que estava estabelecido na última negociação.
Os leões expressam no seu site oficial que adquiriram 51.416.952 dos VMOC e que, assim, o clube, logo após essa conversão, aumentará a participação no capital social da Sporting SAD para 88%.
“Este é um marco histórico na vida do clube. Concluiu-se a última etapa que permite acelerar a nova era que já se iniciou. A concretização deste objectivo constitui o passo final do caminho que foi definido em 2018, com o propósito de assegurar que o clube seria dono do seu próprio destino”, escreve o Sporting em nota oficial.
A 4 de março de 2022, recorde-se, Frederico Varandas comunicou que tinha resgatado a maioria do capital da SAD com o acordo com o BCP, pagando, na altura, 14 milhões de euros. Os VMOC respeitantes ao Novo Banco venciam em dezembro de 2026, por custo unitário de 30 cêntimos. Como tal, o clube tentou fazer esta operação por 15 milhões de euros.
Ainda assim, este acordo “é um ponto final” no quadro de reestruturação financeira, que havia sido assinado em novembro de 2014, e que foi bandeira e promessa eleitoral de Frederico Varandas.