Matheus Reis é um dos jogadores que transita do plantel campeão e acumulou 126 encontros pelos verdes e brancos desde 2021. No ano passado fez 51 jogos
Corpo do artigo
A renovação de Matheus Reis é para fechar brevemente. A SAD do Sporting tenciona concretizar o processo negocial o quanto antes, já que as conversas exploratórias com o brasileiro arrancaram há alguns meses e têm tido desenvolvimentos favoráveis. A vontade de Frederico Varandas é trancar o ativo, que tem contrato até 2026, e prolongar por pelo menos mais dois anos o vínculo.
Com passaporte português, já contando vários anos no nosso país, Matheus Reis tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros e foi observado por alguns emblemas do Championship, mas também outros italianos. Destacou-se em 2021/22 quando agarrou o posto que era de Feddal, como central do lado esquerdo. Continuou em 2022/23, somando 51 encontros e mostrando-se imune aos problemas físicos. Está feliz no Sporting e em Lisboa.
O salário tem sido um entrave, pois estava prevista uma subida ao patamar dos quase 800 mil euros limpos/mês, mas a negociação teve alguns impasses, uma vez que a SAD priorizou outros casos, como o de Gonçalo Inácio, que tinha uma cláusula de rescisão baixa (45 M€).
Matheus Reis soma 16 jogos esta temporada e para Rúben Amorim - que pediu a sua contratação em 2021 quando ainda estava no Rio Ave - é uma peça fundamental. Primeiro, porque é dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto. Depois porque, fora de campo, é tido como um exemplo de trabalho: dedica tempo ao ginásio e aos exercícios específicos
O jogador brasileiro de 28 anos é um dos que mais motiva os colegas no balneário e tem vindo a ganhar peso na integração dos reforços: pelo seu perfil descontraído, tem colocado vários jogadores mais familiarizados com a cultura portuguesa, organizando momentos de confraternização com Edwards, St. Juste, Gyokeres e Hjulmand, todos com menor suporte familiar no nosso país e sem um círculo tão forte de amigos.
Matheus Reis foi ontem protagonista da rubrica “Próximo És Tu”, da Sporting TV, respondeu a questões de Leonardo Damião, avançado de 13 anos dos sub-14 dos leões e destacou Rúben Amorim. “É um treinador que trata todos de igual forma, independentemente de quem joga ou não. Tem uma liderança muita positiva”, frisou o defesa, afirmando ter “muito a dar” ao Sporting: “Procuro evoluir, tanto defensivamente como ofensivamente. Tenho muito a acrescentar no Sporting.” Tentou explicar os atributos de um lateral, com conselhos preciosos: “Tens de ter muita disposição, raça e vontade. Acima de tudo vontade. É preciso saber defender bem, entender os posicionamentos e a forma tática da equipa e o que o treinador quer. E claro ter um bom cruzamento e muita técnica.”