A intenção da SAD foi correspondida pelo treinador principal, que ficou agradado com os jogos observados em 2014/15
Corpo do artigo
O médio Wallyson e o extremo Gelson Martins serão, ao que tudo indica, os dois jovens da equipa B que vão subir à equipa principal, comandada por Jorge Jesus - que, anteontem, em entrevista à SIC Notícias, recusou revelar a identidade dos "dois jovens que vão fazer parte do plantel A e que no ano passado estavam na equipa B." Integrados desde o início dos trabalhos no plantel principal do emblema de Alvalade, os dois atletas são vistos pelo treinador como elementos de grande potencial, que podem evoluir entre os mais velhos e afirmar-se, com o tempo, na equipa principal, ainda que não esteja descartada a utilização de ambos em encontros da formação secundária, orientada por João de Deus, sempre que a estrutura do futebol o entender. Tal dependerá sempre da necessidade de dotar os atletas de minutos de competição.
A decisão de Jorge Jesus de promover os dois jogadores, segundo O JOGO apurou, foi tomada no decurso das várias observações que efetuou ao quadro de atletas com vínculo ao Sporting, ainda antes de iniciar os trabalhos de pré-temporada. Daí que Wallyson e Gelson Martins tenham sido considerados de imediato atletas do quadro principal, efetuando os habituais testes médicos integrados no lote de jogadores às ordens de Jorge Jesus. O técnico dará assim seguimento a uma estratégia que já estava a ser equacionada pela estrutura do futebol profissional do clube antes de Marco Silva abandonar o comando técnico do clube. Wallyson e Gelson Martins, como O JOGO oportunamente deu conta, já estavam a ser equacionados como elementos para integrar o elenco de 2015/16, isto depois das boas indicações que deram ao serviço da equipa B na época passada, mas também nos desafios da equipa principal em que surgiram em campo, concretamente na Taça da Liga.
Wallyson, médio de 21 anos, participou em cinco jogos da equipa principal, quatro na Taça da Liga e um, frente ao Rio Ave, na última jornada do campeonato. O médio brasileiro, recorde-se, renovou há um ano o contrato com o Sporting até junho de 2019, estando blindado por uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, sendo visto como um eventual sucessor ou alternativa a Adrien. Gelson Martins, extremo de 20 anos que esteve em destaque no último Mundial de sub-20 - em que atuou em quatro desafios, cumpriu 359 minutos e apontou dois golos -, estreou-se na temporada passada na equipa principal dos leões frente ao Belenenses, na Taça da Liga, atuando depois na mesma prova perante o V. Setúbal. As indicações que deu foram positivas, fundamentadas por um percurso de destaque na equipa B, facto que levou a administração da SAD liderada por Bruno de Carvalho a avançar para a renovação do contrato até junho de 2021, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.