Só dois centrais e sem miúdos: a equipa provável do FC Porto contra o Leixões
Eixo terá Fábio Cardoso e Zé Pedro. João Mendes espreita onze frente ao Leixões
Corpo do artigo
Na antevisão do jogo entre FC Porto e Leixões, Sérgio Conceição foi lesto a rejeitar a ideia de facilitismos e rotação declarada, mas o treinador dos dragões deverá aproveitar o encontro desta noite para trocar peças em todos os setores da equipa.
Cláudio Ramos, habitual dono da baliza nas taças, tem a candidatura mais forte a atuar entre os postes, enquanto o eixo defensivo oferece poucas dúvidas. Face à indisponibilidade de Pepe (castigado), Marcano (lesionado) e relegação de David Carmo para a equipa B, Zé Pedro e Fábio Cardoso vão formar dupla. Os dois foram, aliás, os únicos centrais convocados para a partida, pelo que, no banco de suplentes, não estarão alternativas diretas.
Romain Correia e Gabriel Brás, da equipa B, estiveram no treino de anteontem, mas já não repetiram a presença no apronto de ontem. João Mendes, por outro lado, voltou a ser “requisitado” por Conceição e, esta noite, deve mesmo ser titular no lado esquerdo da defesa. Wendell, que não joga desde 25 de outubro, alimenta esperança de ser lançado no decorrer do jogo, de forma a readquirir ritmo em contexto de jogo.
Outros exemplos de jogadores pouco utilizados que olham para o desafio de hoje com perspetivas de poderem somar minutos são Grujic, André Franco e Iván Jaime, no setor intermediário, e Gonçalo Borges, Namaso e Fran Navarro em terrenos mais adiantados. Em simultâneo, nomes mais desgastados como Pepê, João Mário, Eustáquio e Taremi poderão ser geridos numa partida sem repercussão nos objetivos do FC Porto para a temporada. Até porque as lides de campeonato voltam já no dia 29, com a receção ao Chaves.
Nico e Toni continuam de fora
Quem vai continuar à margem das contas de Sérgio Conceição para o encontro de mais logo é o duo de compatriotas composto por Nico González e Toni Martínez. O médio, contratado ao Barcelona no verão, não é chamado desde a derrota (1-3) no Estoril, que ditou o “fim de linha” na Taça da Liga. Já o avançado também não integrou as opções nas últimas duas partidas e, como O JOGO escreveu na edição de ontem, forte candidato a deixar o Dragão no mercado de inverno: Fiorentina, U. Berlim e clubes espanhóis estão atentos.
Onze provável do FC Porto: Cláudio Ramos; Jorge Sánchez, Zé Pedro, Fábio Cardoso e João Mendes; Francisco Conceição, Grujic, André Franco e Iván Jaime; Fran Navarro e Namaso.
Onze provável do Leixões: Ricardo Ribeiro; Rafael Silva, Léo Bolgado e Danrlei Santos; Fabinho Baptista, Evrard Zag, André Simões, Renato Soares e Paulité; Adriano Amorim e Agostinho.