O desafio para a próxima Liga: o selecionador da Argélia, Vahid Halilhodzic, avalia a O JOGO a "época excecional" do 9 dos leões que, confia, "vai render o dobro para o ano". O rendimento vai crescer com a maior adaptação a uma nova realidade e a aposta recorrente no onze, defende
Corpo do artigo
Islam Slimani é há quase dois meses a referência maior do Sporting de Leonardo Jardim que assegurou a entrada direta na Champions de 2014/15 no sábado passado, com o triunfo no Restelo e "vai render o dobro para o ano". Essa é, pelo menos, a convicção de Vahid Halilhodzic, selecionador da Argélia que vai levar o 9 do Sporting ao Mundial do Brasil - "Conto muito com ele, é um excelente rapaz, muito trabalhador e um verdadeiro 'matador'", considera - , que avalia a O JOGO: "Marcou oito golos no campeonato? Para o ano vai render o dobro, vai marcar, pelo menos, 15 golos."
A convicta certeza do técnico bósnio que comanda a seleção norte-africana passa pela constatação de esta ter sido a primeira experiência de Slimani na Europa, com todas as dificuldades inerentes à adaptação a uma realidade, não só desportiva, mas também social, completamente diferente à que estava habituado. "Para qualquer argelino, quando sai, o primeiro ano é sempre muito complicado, pela adaptação a que tem de sujeitar-se. Para primeira época na Europa, a de Slimani foi a todos os níveis verdadeiramente excecional, foi fenomenal", considerou Halilhodzic, antes de levar em linha de conta os fatores que pesaram para uma tão eficiente integração no futebol europeu: "Ele vem de um clube pequeno, sem expressão no estrangeiro. Esta é a primeira vez que trabalha num clube de dimensão internacional, numa equipa de topo e isso ajudou muito à sua prestação absolutamente notável."
Em 28 jogos realizados pela equipa principal - atuou uma vez ao serviço do Sporting B, na receção ao Académico de Viseu -, Slimani marcou oito golos para o campeonato - também atirou com sucesso à baliza do Alba e do Benfica, para a Taça de Portugal -, no mesmo número de jogos como titular, marcando tantos golos jogando de início, como já havia marcado entrando para resolver: quatro. Halilhodzic acredita que esse registo ainda vai melhorar em 2014/15, assinalando já as melhorias que o avançado internacional argelino apresenta desde a sua chegada ao Sporting. "Ele já evoluiu muito, sobretudo ao nível do posicionamento e da envolvência na manobra ofensiva, mas ainda vai evoluir mais, jogando mais e sendo mais vezes titular no futuro", observou o selecionador da Argélia, que oferece ao jogador do Sporting a janela de valorização do Mundial do Brasil, antes de os leões chegarem à montra de luxo da Champions. Slimani, recorde-se, conquistou a titularidade frente ao Braga, quando Montero cumpriu castigo na sequência do quinto amarelo visto em Vila do Conde, onde o Sporting venceu o Rio Ave com um golo... do 9. Não voltou a sair do onze de Jardim.