Estreia amarga: egípcio mostrou bons pormenores, mas foi marcado com dureza e saiu aos 29'. A mazela não é grave, confessou ao presidente o criativo, que amanhã já se treina
Corpo do artigo
A estreia de Shikabala com a camisola do Sporting não teve o encanto esperado pelo reforço egípcio, assim como pelos muitos espectadores que encheram o CGD Stadium Aurélio Pereira, recinto principal da Academia, para verem a turma B dos leões defrontar o Tondela com o criativo pela primeira vez em ação (ver mais noticiário na página 29). O ex-Zamalek sofreu um traumatismo no tornozelo esquerdo que cedo o diminuiu e forçou à sua substituição aos 29'. Apesar do susto, o novo camisola 7 verde e branco sossegou tudo e todos, incluindo o presidente Bruno de Carvalho, e deverá estar apto para o próximo jogo da formação orientada por Abel Ferreira, para depois pular para o conjunto principal e apontar ao clássico com o FC Porto, como O JOGO informou, tendo ainda os jogos com Braga e V. Setúbal para uma integração mais efetiva.
Não obstante o escasso tempo em campo, Shikabala conseguiu, mesmo assim, deixar alguns apontamentos elucidativos quanto à sua qualidade técnica. Aliás, só mesmo a grande penalidade que Ricardo Esgaio não converteu em golo impediu o médio-ofensivo de ter influência no resultado, que terminou com a derrota caseira dos leões por uma bola sem resposta (ver mais informação na página 29). Alinhando sobre a extrema direita, o esquerdino fez várias diagonais interiores bem ao seu jeito. Numa dessas incursões, lançou Iuri Medeiros, que foi carregado na área. O castigo máximo acabaria por ser defendido por Ricardo Andrade. Antes, porém, aos 12', Shikabala tinha sofrido uma carga ríspida de um adversário que o deixou irremediavelmente limitado, coxeando. Aos 29', Abel Ferreira não teve outro remédio senão trocar o internacional egípcio por Dramé.
Instantes após a desdita, o próprio jogador tranquilizou os responsáveis leoninos. Num diálogo breve com o presidente, Bruno de Carvalho, Shikabala garantiu ao preocupado líder que a mazela não apresentava gravidade. Em inglês fluente, o médio-ofensivo exclamou com clareza: "No problem!" Entretanto, o jogador aplicou gelo durante a noite de ontem. É esperado que faça tratamento hoje na Academia Sporting - em dia de folga para o plantel - para se colocar amanhã à disposição de Leonardo Jardim. Shikabala deverá ganhar mais ritmo no próximo jogo dos bês, na visita a Moreira de Cónegos, perspetivando-se que seja opção para Jardim na 21ª jornada da Liga, na receção ao Braga. Seguem-se a visita a Setúbal e, principalmente, a "clássica" receção ao FC Porto.