Artur comprometeu nos últimos 3 empates.
Corpo do artigo
As suas defesas já valeram vários pontos, mas os factos também não mentem em sentido inverso: Artur comprometeu nos últimos três empates do Benfica no campeonato e aí deixou escapar por entre as mãos meia dúzia de pontos, que agora poderiam transformar a visita ao Dragão num jogo quase para cumprir calendário. Se no último embate com o Estoril o experiente guarda-redes brasileiro ficou muito mal na fotografia no golo de Jefferson, já antes, na divisão de pontos com o Nacional, na Choupana, tinha feito cenário algo semelhante, num golo que permitiu na altura o empate dos insulares, e quando as águias tinham dado a volta ao marcador. Na Luz, contra o mesmo FC Porto que no sábado defronta, todos se lembram ainda do facilitismo perante Jackson.
Agora treinador de guarda-redes no Rio Maior, Rui Correia não encontra uma justificação específica para os erros de Artur, mas sempre adianta que "quanto mais um guarda-redes joga, mais probabilidade tem de errar". "Quando não se joga, nunca se compromete. Mas realmente, num guarda-redes com a qualidade do Artur, não é normal este tipo de erro e logo numa altura em que não tinha margem para o cometer, pois falamos na véspera de um grande clássico", sublinha o ex-guarda-redes de Setúbal, Braga e FC Porto, entre outros. E fugindo aos lugares-comuns, Rui Correia explica a O JOGO que "uma falha deste tipo mexe sempre com um guarda-redes, queiramos ou não". "Mas quem trabalha com ele, e Jorge Jesus é um grande treinador, tal como Hugo Oliveira [treinador de guarda-redes], saberá dar a volta a esta situação", garante, escalpelizando a fórmula quase garantida a utilizar por Jesus: "Passará com certeza, e desde logo, por uma boa conversa com o Artur onde lhe será dada uma boa dose de confiança. E justificada, porque o Artur tem qualidade, já o demonstra há muito tempo, não só em Portugal como noutros países."
Outro aspeto que poderá condicionar a preparação do jogo do camisola 1 das águias para o Dragão é a... pressão extra. "O Artur sabe que errou e também sabe que não pode errar no sábado. E este golo sofrido com o Estoril pode mexer com ele. Provavelmente vai entrar no clássico com mais pressão do que o Helton, porque ele errou na véspera e o Helton não. Ou seja, além da natural pressão de um jogo que pode valer um título, o Artur sabe que vem de um jogo menos bom e isso pode mexer com ele. No entanto, insisto, a equipa técnica do Benfica é muito competente e sabe bem como dar a volta a esta situação", atira o antigo guardião, que só espera, de resto, "um clássico sem casos e bem disputado". "Acima de tudo, que não haja incidentes, o que será difícil", remata.n
