Sem reduzir salário
Corpo do artigo
Stijn Schaars quer permanecer no Sporting... mas baixar o ordenado está fora de questão. Ao que O JOGO apurou, o internacional holandês está apostado em cumprir a temporada que lhe resta de contrato com os leões, apesar do interesse despertado pelo médio na Eredivisie. Embora veja com bons olhos o retorno ao seu país, onde se notabilizou ao serviço do AZ Alkmaar - foi campeão nacional em 2008/09 -, o camisola oito verde e branco prepara-se para se apresentar nas oficinas da Academia a 1 de julho, até porque o seu salário está a afugentar pretendentes - não encontra clube que lhe pague 870 mil euros líquidos por época. O Sporting pondera vender ou, em alternativa, incluir o atleta na política de contenção salarial em curso, mas, nesse particular, Schaars não está pelos ajustes, pois não admite cortar no vencimento.
O PSV Eindhoven manifestou recentemente a intenção de resgatar Schaars para o futebol dos Países Baixos, mas a folha salarial do centrocampista canhoto invalidou a operação à cabeça, cenário reconhecido tanto pelo diretor técnico do emblema da Philips, Marcel Brands, como pelo agente FIFA encarregado de gerir a carreira do atleta, Karel Jansen. "Ele tem 29 anos e o Sporting quer transferi-lo, mas com este salário não será possível", sustentou o primeiro à Imprensa holandesa. Ciente de que será difícil ingressar num mercado com visibilidade e ainda com o sonho de voltar à seleção holandesa de forma a ter lugar no avião que levará a Laranja Mecânica para o Mundial do Brasil, em 2014, o médio deseja competir a um nível alto, após uma segunda temporada nos verdes e brancos fortemente marcada por problemas de ordem física. Schaars esteve uma volta inteira de campeonato fora de ação, um ano depois de se revelar vital no onze do conjunto orientado por Domingos Paciência e, posteriormente, por Ricardo Sá Pinto.
Apesar de insatisfeito com o momento conturbado dos leões, Schaars continua a dar-lhes prioridade, mas sem reduções ao final do mês. O médio formado pelo Vitesse quer refazer-se a nível individual e coletivo daquela que foi a pior prestação de sempre da sua equipa na I Liga. O convite do PSV mereceu alguma atenção por parte do jogador, mas este não está minimamente disposto a baixar números. Foi justamente um convite do emblema de Eindhoven que Stijn Schaars recusou quando se transferiu há dois anos para Portugal. O namoro do PSV é, de facto, antigo, mas o atleta de 29 anos é considerado caro para quem o quer e para quem o tem.