Liga Europa é com ele. Argentino deixou a águia com um pé nas "meias" da prova que ganhou importância na Luz e só é superada pelo campeonato
Corpo do artigo
O golo apontado por Salvio em Alkmaar valeu mais do que uma vitória ao Benfica. De primeira, e com um tiro acrobático, o argentino acabou por deixar as águias com pé e meio nas... "meias" da Liga Europa e os factos mostram que, realmente, Jorge Jesus conta com o extremo para angariar o prestígio que vai colocando atrás do campeonato na lista de prioridades; isto apesar de o próprio técnico considerar mais aliciante vencer uma prova europeia. "A Liga Europa dá muito mais prestígio, mas os adeptos querem é o campeonato", atirou recentemente, também de olho na final a disputar em Turim, sendo, até por isso, esta prova já a segunda meta dos encarnados na temporada, à frente das Taças nacionais, sabe O JOGO.
Se El Toto arrancou como titular nos jogos da Liga - assim cumpriu a segunda e a terceira jornada -, a grave lesão no joelho direito e a consequente cirurgia obrigaram-no a voltar apenas meio ano depois, praticamente. Entretanto, as hierarquias no plantel inverteram-se e, se Markovic está agora na frente do pelotão para arrancar os encontros do campeonato à direita, Salvio passou a ser o suporte de confiança numa Liga Europa onde é um verdadeiro senhor. Os números assim o dizem. Com três finais alcançadas (duas, vencidas, pelo Atlético de Madrid e uma, perdida, já de águia ao peito), o dianteiro é não só o único jogador do plantel encarnado a saber o que é erguer tal troféu como é também recordista absoluto de partidas nesta competição, somando agora 38 encontros.
Troca feita com Markovic, o camisola 18 passou a contar para o segundo alvo da época e, após a lesão, marcou o regresso precisamente na Liga Europa, na Grécia, contra o PAOK. E após 20 minutos de campeonato (a saltar do banco) para ganhar ritmo, foi também na prova da UEFA que deixou vincada a sua primeira titularidade pós-paragem, na segunda mão dos referidos 16 avos de final. Seguiram-se três rondas de Liga a receber ordem de entrada e eis que se cumpre novamente a aposta de Jesus - os primeiros 90 minutos num jogo foram feitos na receção ao Tottenham. Em Londres, de resto, só não jogou devido a uma gripe de última hora, voltando a aparecer em grande já em Alkmaar.
O último festejo europeu de Salvio tinha sido, recorde-se, também fora de portas e na Liga Europa, quando, há pouco menos de um ano, abanou as redes do Newcastle em Inglaterra, acabando de vez com o sufoco da altura, rumo à passagem às meias-finais.