Processo disciplinar em curso: o defesa-central ter-se-á submetido a uma intervenção cirúrgica sem o conhecimento e consentimento da direção clínica leonina
Corpo do artigo
A SAD liderada pelo presidente Bruno de Carvalho pretende avançar com a rescisão unilateral do contrato do defesa-central Oguchi Onyewu alegando justa causa. Segundo O JOGO apurou, tal intenção da sociedade reside no facto de o jogador se ter submetido a uma intervenção cirúrgica antes da participação na Gold Cup - ao serviço da seleção dos Estados Unidos, que se sagrou vencedora da prova disputada em casa - sem o conhecimento e o consentimento da direção clínica do clube, o que, segundo o departamento jurídico do emblema de Alvalade, oferece fundamento jurídico para a instauração de um processo disciplinar. Essa medida legal já foi encetada.
Considerado como dispensado e colocado no quadro de jogadores que estão às ordens de Abel Ferreira na equipa B, sem que ainda se tenha apresentado na Academia (ver peça à parte), Onyewu é um dos jogadores que possuem dos ordenados mais elevados e a SAD procura a todo o custo a colocação do atleta, se possível transferindo-o com algum proveito. A janela legal que se abriu aos dirigentes leoninos rapidamente foi aproveitada, ou não estivesse a demora na definição do processo de colocação do atleta a preocupar. É que, em termos totais, o Sporting tem encargos anuais na ordem de dois milhões de euros, incluindo impostos, com o central.
Onyewu, recorde-se, tem vínculo com o Sporting até julho de 2014 e não abdica de ser ressarcido por esse facto. Ontem, contactado por O JOGO, o defesa-central de 31 anos recusou tecer qualquer comentário sobre o assunto, remetendo para a Direção do Sporting qualquer esclarecimento.