Avançado disponível para sair. Pretendido por Lokomotiv de Moscovo, Krasnodar e Rubin Kazan, o Tacuara admite deixar a Luz no verão. E, para discutir o futuro do camisola 7, o agente Pedro Aldave reúne-se na próxima semana com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, para analisar as propostas
Corpo do artigo
Óscar Cardozo perdeu espaço no Benfica em 2013/14, mas continua a ser um dos nomes que mais agitam o mercado de transferências, pois está agora na mira de vários clubes russos. Lokomotiv de Moscovo, Krasnodar e Rubin Kazan perfilam-se, segundo avançou ontem a Imprensa russa, entre os interessados em contratar o ponta de lança, que até abre a porta de saída, razão pela qual o seu representante, Pedro Aldave, vai reunir-se durante esta semana com Luís Filipe Vieira, presidente encarnado, deixando em aberto a possibilidade de haver novidades para a liga onde André Villas-Boas, pelo Zenit, esteve perto de ser campeão. "Rússia? Vamos ver", solta o representante a O JOGO, afirmando: "Vou reunir-me esta semana com o presidente para analisar a situação."
O avançado, por sua vez, confirma: "Deixar o Benfica no verão é uma possibilidade, até porque tenho algumas ofertas." Citado pelo jornal "Izvestia", o goleador mostrou-se agradado com a hipótese de prosseguir a sua carreira na Rússia. "Tem um campeonato forte. Os clubes russos têm contratado bons jogadores, muitos deles meus conhecidos", acrescentou o camisola 7 encarnado, pensando por exemplo em Lorenzo Melgarejo, internacional paraguaio com quem partilhou balneário na Luz e que trocou o Benfica, no início desta temporada, pelo Kuban Krasnodar, por cinco milhões de euros.
Após a final da Taça de Portugal ganha ao Rio Ave, Cardozo até disse que gostaria de continuar de águia ao peito e que o seu futuro dependeria de Luís Filipe Vieira. E a verdade é que as exigências que o presidente encarnado colocar nas negociações com os muitos interessados que vão surgindo serão decisivas para o futuro do internacional paraguaio. "É sempre muito complicado negociar com o presidente do Benfica", ressalvou Pedro Aldave, sublinhando que "Luís Filipe Vieira vai ter de baixar as exigências se o clube decidir que o Cardozo pode sair esta época".
Contratado ao Newell's Old Boys por 11,656 milhões de euros em 2007/08, Cardozo tem contrato até 2016 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, tendo acabado a temporada de forma bem diferente do que sucedeu em 2012/13, quando empurrou Jorge Jesus no final da Taça de Portugal, mas ainda assim longe dos seus melhores momentos - fez a sua pior época no clube, pelo qual soma 171 golos, já que este ano marcou apenas 11 golos -, pois viu a dupla Rodrigo e Lima roubar-lhe o protagonismo no ataque. Por isso, após sete temporadas ao serviço do emblema encarnado, e aos 31 anos, admite agora deixar a Luz, pensando também na possibilidade de fazer um contrato que lhe permita rechear ainda mais a sua conta em termos financeiros.