Único estrangeiro que é aposta da SAD
Corpo do artigo
O Sporting vai proceder a muitas mudanças na equipa principal e Alvalade vai assistir à partida dos nomes mais sonantes do plantel, mas há um jogador estrangeiro e internacional do seu país que tem praticamente garantido o futuro de leão ao peito: Fito Rinaudo é a grande aposta da SAD para dar estatuto e experiência a uma equipa que será, certamente, muito jovem.
Numa altura em que é indispensável reduzir os encargos financeiros com o plantel, os responsáveis leoninos preparam a saída dos elementos com salários mais elevados, a maioria dos quais contratados durante o mandato de Godinho Lopes e Rinaudo é, de entre esses, o único com lugar garantido em 2013/14: o internacional argentino tem um vencimento considerado compatível com as possibilidades da empresa e é visto como um exemplo de raça e dedicação. No fundo, em Alvalade, acredita-se que o camisola 21 encarna o espírito que se pretende para o jogador modelo do clube, ou seja, a identidade de um "jogador à Sporting", como nos explicam três figuras do passado verde e branco, Fernando Mendes, Mário Jorge e Carlos Xavier [ver próxima página], unânimes nos elogios ao carácter evidenciado por Rinaudo desde que, no verão de 2011, chegou a Alvalade.
As qualidades de Fito evidenciaram-se desde cedo, como conta a O JOGO Pablo Morant, técnico que o orientou nas camadas jovens e na equipa principal do Gimnasia. "Sempre foi um rapaz de grande carácter, que conversava muito com os mais jovens e dava o exemplo em termos de comportamento, não só no futebol, mas em todos os aspectos da vida, porque entendia que os jogadores representavam o Gimnasia a todo o momento", explica o agora treinador do Colón, para quem Rinaudo continua a ser um exemplo: "A sua atitude surpreendia porque os adolescentes hoje esticam-se um bocado e ele tinha o comportamento de um jogador de há vinte anos e parecia ser mais velho do que realmente era. Hoje em dia, é difícil ver um jogador que leve tudo a sério, que saiba qual o seu lugar na sociedade e se comporte de forma profissional 24 horas por dia. E Fito fá-lo, é um exemplo para qualquer companheiro. E para um treinador é importantíssimo poder contar com futebolistas com as suas qualidades pessoais no plantel."
