Estatuto reforçado. O central apresenta-se no Dragão com o título de campeão mexicano conquistado graças a um golo nos... descontos. "Agora estou pronto para o FC Porto", afirmou.
Corpo do artigo
Diego Reyes deixou o América como campeão, tal como desejava, e o FC Porto prepara-se para receber mais um jogador habituado a vencer. O título mexicano teve, no entanto, contornos épicos, a fazer lembrar o mais recente clássico português, que terminou com o golo de Kelvin já nos descontos.
Para início de história, o contexto: a final do campeonato mexicano joga-se a duas mãos e o América tinha perdido na primeira, na casa do Cruz Azul, por 1-0. O segundo jogo, disputado perante mais de 100 mil pessoas no Estádio Azteca, dificilmente podia ter começado pior para a equipa de Reyes: aos 14 minutos ficou a jogar com menos um (Molina foi expulso) e seis minutos depois sofreu um golo com assinatura do colombiano Teófilo Gutierrez, que chegou a ser associado ao FC Porto. A missão parecia complicada - a palavra impossível parece ter deixado de fazer sentido no futebol... - e Diego Reyes foi mesmo substituído pouco depois, quando o treinador arriscou para anular a desvantagem de dois golos. E quando tudo parecia perdido, aos 89", na sequência de canto, chegou o golo que devolveu a esperança ao América; depois, no último lance da partida, aos 90+2", novo pontapé de canto e mais um golo marcado pelo... guarda-redes. O jogo seguiu para prolongamento e decidiu-se nos penáltis a favor do América.
Diego Reyes assistiu aos momentos decisivos no banco, mas sai do clube que representa desde os 13 anos com a promessa de conquistar o título cumprida. "Foi uma emoção enorme. Saio muito contente e da melhor forma possível. Agora já estou pronto para emigrar para o FC Porto. Estou muito satisfeito e a desfrutar destes momentos", referiu o defesa no final de uma partida que não teve a oportunidade de jogar até ao fim. "Não estava agradado por ter saído, mas sabia que era pelo bem da equipa e Miguel Herrera [treinador] decidiu assim e estou satisfeito por sairmos campeões", referiu.
Reyes despede-se do América, clube em que se estreou na equipa principal em 2010, com apenas 17 anos, com o título de campeão e quase sete mil minutos de experiência acumulada. Agora, o próximo destino é o FC Porto, que vai receber um jogador habituado a conquistar títulos nacionais (campeonato mexicano) e internacionais (medalha de ouro nos Jogos Olímpicos).
