Depois de meses entre os rumores do mercado, o central deve ver o seu estatuto premiado com um novo vínculo. Jorge Mendes é quem está a conduzir as negociações
Corpo do artigo
Com o foco noticioso em torno das renovações a recair sobre o processo Jackson Martínez, o FC Porto não tem descurado, ainda assim, revisões contratuais com outros dos indiscutíveis do plantel. Otamendi é um deles e, ao que O JOGO apurou, o novo vínculo pode ser oficializado ainda este mês. O central de 25 anos viu o seu nome associado a vários clubes durante o mercado de transferências e, à luz de um estatuto alimentado há três temporadas, vai rever um contrato que está sem atualização desde que o argentino foi recrutado ao Vélez Sarsfield.
"O FC Porto propôs-lhe a renovação e nos próximos dias vamos sentar-nos e negociar. É algo que agrada a todas as partes", reconheceu ao nosso jornal o empresário Martín Sendoa, que mantém ligação ao central, apesar de este ter passado a ser representado por Jorge Mendes. Aliás, é mesmo através da Gestifute que o processo deve avançar, salvaguardando assim um dos grandes valores da SAD e que está atualmente a menos de dois anos do termo do vínculo assinado em 2010.
Em causa está, portanto, a confirmação de mais um ano a juntar ao contrato em vigor (passaria a estar ligado ao FC Porto até 2016), bem como a revisão salarial ajustada ao estatuto que Otamendi tem sido capaz de reclamar. Aliás, a questão da importância do argentino no plantel já ficou bem vincada com a inflexibilidade da SAD face à sua saída, tentada por Atlético de Madrid e Zenit, mas sempre com os dragões a remeterem para a cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, automaticamente definida aquando da compra dos 50 por cento do passe que tinham ficado na posse do Vélez.
Inegociável, o central confirmou com Paulo Fonseca o estatuto que justificou com Vítor Pereira, isto após uma época de estreia (2010/11, com André Villas-Boas) em que dividiu com Maicon a dupla com Rolando. Somando quase 70 jogos no campeonato e mais de cem entre todas as competições, Otamendi é o defesa mais experiente do plantel e a revisão contratual é também o reconhecimento dessa importância. Aliás, ela fica também realçada em números, tendo em conta que o argentino foi, a par de Alex Sandro, um dos dois elementos do quarteto recuado a somar todos os 360 minutos oficiais deste arranque de época.
Tricampeão português, o estranho, no caso de Otamendi, é mesmo o desaparecimento das convocatórias da Argentina, que não representa desde outubro de 2011. Esse ocaso não colhe com o reforço da importância no Dragão, sobretudo se for levado em consideração que alguma da concorrência tem ficado num plano de inferioridade em Portugal, como acontece com Garay e Rojo. Um pormenor que, porém, não contorna o essencial: o FC Porto quer reforçar o vínculo com Otamendi e o processo tem tudo para redundar num novo contrato.