O jogador que atuava no Leixões será reforço oficial na reabertura do mercado mas pode começar a treinar no imediato
Corpo do artigo
O mercado de transferências de inverno só abre no dia 1 de janeiro, mas o Sporting já garantiu um reforço no sapatinho de Rúben Amorim. Rafael Silva, como noticiámos no domingo passado, vai representar os leões e deverá apresentar-se já amanhã em Alcochete, dia marcado para o regresso aos trabalhos do plantel verde e branco.
O defesa central brasileiro, de 20 anos, chegou no verão ao Leixões, proveniente do Cruzeiro, e conquistou o seu espaço nos matosinhenses disputando 14 dos 18 jogos da equipa, 13 dos quais como titular. No último encontro, frente ao FC Porto para a Taça da Liga, Rafael Silva já não esteve nos convocados, tendo assistido ao encontro nas bancadas do Estádio do Dragão.
O Sporting avançou com 750 mil euros para garantir 90 por cento do passe de um jogador que foi formado no Ponte Preta e que chegou a passar pelo juniores do Valladolid, de Espanha, antes de ir para o Cruzeiro onde só jogou pelos sub-20 da Raposa.
Recorde-se que, embora não confirmando a saída de Rafael Silva para o Sporting, Pedro Ribeiro, treinador do Leixões, perspetivou um futuro brilhante ao jogador após o referido encontro com o FC Porto. “Eu sou treinador, não sou a pessoa certa para responder a essa pergunta [tem condições para se impor num grande?]. É um jovem com muito potencial, tem feito um início de época muito bom, tem características fantásticas para o futebol moderno e posição que ocupa. Não tenho dúvidas de que é um jogador que o futebol português vai ouvir falar muito. Merece e tem feito por isso”, comentou.
Recentemente, a propósito da necessidade de reforços de inverno, Rúben Amorim admitiu algumas preocupações, nomeadamente quanto ao centro da defesa, quer pela ausência de Diomande na CAN ao serviço da Costa do Marfim, quer pelas lesões de Coates e St. Juste, cujos regressos estão apontados para janeiro.
Rafael Silva pode ajudar a aumentar o leque de opções, embora seja um jogador que poderá necessitar de algum tempo para estar pronto para a exigência da I Liga.
Amorim assumiu que tem como prioridade a contratação de um jogador polivalente que faça várias posições em campo. A perspetiva é que possa ser contratado mais um médio com essas caraterísticas.