Em todas as épocas do técnico no Benfica há sempre uma equipa vinda da II Liga a roubar pontos às águias. Nesta o Belenenses já fez esse papel
Corpo do artigo
O Benfica dos últimos anos, nomeadamente desde que Jorge Jesus assumiu a liderança da equipa em 2009/10, tem tido sempre uma escorregadela perante um dos conjuntos que subiu de escalão. A curiosidade é que, por época, apenas uma vez e perante apenas um dos dois recém-promovidos é que os encarnados se distraíram e cederam pontos. Hoje, dia em que as águias recebem um dos que subiram na temporada anterior, o Arouca, todo o cuidado é pouco. Mesmo que a equipa de Jesus já tenha perdido pontos diante do Belenenses, à 6ª jornada, após um empate no Estádio da Luz.
Foi na temporada passada que mais custou aos encarnados este tipo de deslize. Na recta final da época, o empate no Estádio da Luz, perante o Estoril, abriu caminho ao FC Porto para se sagrar campeão, numa altura em que a equipa de Jorge Jesus estava bem lançada e na véspera de visitar o Dragão. Um golo de Jefferson deu a vantagem e o melhor que o Benfica conseguiu foi empatar, por Maxi.
Já em 2011/12, ano em que subiram Feirense e Gil Vicente, o Benfica voltou a ceder um empate, agora perante os gilistas. O resultado ficou em 2-2, com Nolito e Saviola a marcarem na primeira jornada da I Liga, num jogo onde as águias até estiveram a perder por duas bolas. Em 2010/11, foram promovidos Beira-Mar e Portimonense. E, se os aveirenses não criaram problemas, o mesmo não se pode dizer dos algarvios. Mais uma vez na Luz, o Benfica viu-se a perder (grande penalidade convertida por Ricardo Pessoa) e apenas Nuno Gomes foi capaz de reduzir os danos, fazendo o 1-1 final.
Até no ano de estreia de Jorge Jesus no Benfica, em 2009/10, as águias cederam um empate para um dos novos membros da I Liga. Em Olhão, os encarnados empataram 2-2, com Nuno Gomes também a ser salvador, marcando aos 90'+2'.