Rafael Pontelo e Coates prontos: o onze provável do Sporting frente ao Tondela
Jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal com início às 18h45 desta terça-feira
Corpo do artigo
Sem Diomande, já concentrado na Costa do Marfim para a CAN, e com St. Juste de fora até fevereiro por causa de uma entorse num pé, a prioridade de Rúben Amorim é encontrar soluções para o eixo defensivo. E Rafael Pontelo, contratado ao Leixões nesta janela de mercado, poderá ter a primeira chance de leão ao peito, depois de ter sido convocado, mas não utilizado diante do Estoril.
“Vou voltar a não dizer o onze, mas o Rafael Pontelo está convocado, poderá jogar o jogo todo, o Seba [Coates] é garantido que não”, comentou o técnico, sem, no entanto, garantir se o reforço será titular ou entrará durante o jogo para fazer a sua estreia. O treinador leonino preferiu detalhar mais pormenorizadamente o processo de recuperação do capitão, que tem estado afastado devido a uma lesão muscular: “O Coates tem um controlo de minutos, mas sentiu-se bem, treinou bem e está preparado para jogar. Pelo estatuto que tem, pelo problema nas bolas paradas [entre cantos e livres laterais são quatro golos encaixados no campeonato], precisamos dele.”
Coates não é opção desde 14 de dezembro, diante do Sturm Graz, e tem sido gerido depois de sentir dores numa perna. Cedo ficou claro que não haveria riscos com o jogador, que já é um cliente habitual do departamento médico, e não houve necessidade de o colocar a jogar porque até final de dezembro Diomande esteve disponível. O central termina contrato em junho, mas está a apenas dez encontros de estender o vínculo, sendo previsível a sua continuidade de leão ao peito.
Onze provável do Sporting: Franco Israel; Quaresma, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Esgaio, Hjulmand, Pedro Gonçalves e Nuno Santos; Edwards, Paulinho e Trincão.
Onze provável do Tondela: Ricardo Silva; Abdoulaye Ba, Ricardo Alves e Lucas Mezenga; Bebeto, Hélder Tavares, André Ceitil, Sithole e Lucas Barros; Daniel dos Anjos e Roberto.