José Pekerman traçou um futuro brilhante para Quintero e assegurou que os dragões se reforçaram com um enorme talento. No entanto, o experiente treinador argentino também pediu calma...
Corpo do artigo
Quintero transformou-se, por estes dias, num dos principais destaques da seleção colombiana que hoje (19h00) defronta, em Barcelona, a Sérvia. A presença do médio na equipa titular é um dos assuntos mais discutidos pelos jornalistas colombianos, que ontem questionaram o selecionador José Pekerman sobre a possibilidade de colocar o portista no onze ao mesmo tempo que James Rodríguez. "É uma situação que ainda não experimentámos e é muito prematuro pensar nela, até porque esta equipa já tem uma rodagem das eliminatórias. Estamos na presença de dois jogadores muito jovens, sobretudo no caso de Juan Fernando [Quintero], que agora se transferiu para uma equipa muito importante. Precisamos de trabalhar essa opção dentro da seleção", começou por referir Pekerman, antes de ter voltado a falar sobre o assunto: "Não sabemos em que momento vamos poder utilizar essa variante com os dois em campo ao mesmo tempo. No futebol, devemos esperar pelos momentos adequados... E, neste momento, temos muitas outras coisas para trabalhar. Há situações prioritárias para a seleção, até porque não há uma grande distância entre este jogo e o próximo, que será de qualificação para o Mundial. Claro que juntar Quintero e James seria algo que gostaria de fazer em algum momento, mas sinceramente não sei se vai ser possível agora", explicou.
A verdade é que, na Colômbia, e sobretudo depois das boas exibições de Quintero no Mundial de sub-20, começa a surgir a ideia de que o mais recente reforço portista deve ser titular na seleção. No entanto, a (muita) experiência de Pekerman obriga-o a colocar um travão na euforia, mesmo que o médio só lhe consiga arrancar elogios na hora de o descrever. "Acabou de dar um passo gigantesco na carreira. O FC Porto contratou um jogador fantástico, que tem muitas qualidades para se adaptar a um clube como este; é uma equipa que procura vencer sempre, que luta por todos os títulos, e um jogador assim, com as características do Quintero, vai sentir-se muito bem acompanhado e feliz", afirmou. Pekerman repetiu a ideia de que o médio "acertou no clube" que escolheu para prosseguir a carreira e explicou ainda a longa conversa que teve com ele na véspera, em pleno relvado. "É um jovem com muito talento, que pode dar muitas alegrias à seleção mas também ao seu clube, e sempre tratei de o orientar desde que chegou à seleção. Não nos podemos esquecer que ele é muito jovem e que as mudanças custam sempre, por mais talento que se tenha. E ele mudou agora de treinador, de campeonato, provavelmente de funções táticas... É preciso ter calma, mas a verdade é que ele tem um grande talento", concluiu José Pekerman. O futuro da seleção da Colômbia, para o treinador argentino, passa por Quintero, mas para já é preciso "dar tempo ao tempo".