Conseguido o apuramento, o número 8 de Portugal quer ajudar a Seleção Nacional a ir muito longe no Mundial'2014. Sobre a parceria com Ronaldo na Suécia, dá-lhe o mérito: "Fazer-lhe um passe é meio golo"
Corpo do artigo
Ronaldo, Ronaldo e mais Ronaldo. É justo que se fale tanto do capitão da Seleção Nacional, admite João Moutinho, porque afinal estamos perante aquele que pode ser coroado brevemente o melhor jogador do mundo. Mas o brilho do CR7 não apaga outras estrelas e o médio do Mónaco é uma delas. Apesar de baixinho, foi um gigante na Suécia. Falhou o Mundial'2010 por decisão de Carlos Queiroz, mas para o ano tem lugar garantido nos 23 de Paulo Bento.
Sente-se a formiguinha da equipa?
[Risos] Sou um jogador de equipa e tento ajudá-la da melhor maneira. Felizmente consegui dois passes para golo, grande mérito também do Ronaldo, que finalizou da melhor maneira. Temos o melhor jogador do mundo e quando lhe fazemos bons passes, ele marca. Seja eu ou outro jogador que esteja naquela posição. No caso dele, fazer-lhe um passe é meio golo.
Sendo o João Moutinho um futebolista baixo, como foi a luta com jogadores tão altos?
Como se costuma dizer, o futebol joga-se pelo chão. Foi o que tentámos fazer desde o primeiro minuto. Felizmente conseguimos dois grandes resultados com a Suécia e estamos no Mundial por mérito próprio.
Caso Portugal perdesse, significava o fim desta geração?
Não. Estivemos sempre confiantes. Sabíamos que as coisas podiam não correr como esperávamos o jogo todo, sabíamos ainda que quando marcássemos iríamos ter uma grande reação da Suécia, porque também têm uma excelente equipa, mas conseguimos manter-nos unidos, concentrados e humildes no nosso jogo. Dessa forma conseguimos mais uma grande vitória que nos deu o apuramento para o Mundial.
Não acha que as exibições que faz são por vezes desvalorizadas, apesar dos golos que oferece, como aconteceu em Estocolmo?
Não. Sou um jogador de equipa e depois, individualmente, sobressaem outros. Fala-se mais em quem marca os golos, o que é natural, e neste caso o Ronaldo é o melhor do mundo. Cria oportunidades e faz golos às vezes sozinho, mas também sabe que tem uma equipa por trás que está lá para ajudá-lo. Foi isso que aconteceu na Suécia. Cabe depois a quem de direito dar mérito a quem o tem. Saio de consciência tranquila em todos os jogos, porque dou sempre o máximo.
Aposta em Cristiano Ronaldo para ganhar a Bola de Ouro?
Será uma injustiça se o Ronaldo não vencer. Mais uma vez demonstrou que é o melhor do mundo. Mostrou isso mais uma vez e tem de ser premiado por aquilo que tem feito.
O que se pode esperar agora de Portugal no Mundial?
Portugal vai entrar para fazer o melhor possível. Vamos ver como será o sorteio dos grupos do Mundial, mas o objetivo será sempre passar essa fase. Depois, e como fizemos no Euro'2012, vamos tentar chegar o mais longe possível, sabendo que temos capacidade, qualidade e futebolistas que querem dar mais. Temos jogadores que querem conquistar algo grande para Portugal. Queremos fazer um grande trabalho no Mundial. Em Estocolmo fizemos um grande jogo, tal como aconteceu em Lisboa, e conseguimos o apuramento, mas temos de pensar passo a passo.