Rúben Semedo redime-se. Em outubro, o central esteve para ser expulso da Academia por causa de comentários no Facebook, mas os leões domaram-no e agora é aposta de Jardim
Corpo do artigo
Em dez meses, a vida de Rúben Semedo deu uma volta de 180 graus. Depois de um descuido no ciberspaço quase lhe ter valido a expulsão sumária do Sporting, o central emerge agora como aposta de Leonardo Jardim para a próxima época, uma intenção anteontem legitimada pelo lançamento do luso-cabo-verdiano de 19 anos num onze privado de Eric Dier e Marcos Rojo. O desafio assentou bem na ambição do defesa, que respondeu à expectativa gerada e a quem dele desconfiava com uma exibição lustrosa e um golo a condizer. Melhor seria impossível para um atleta outrora a milímetros dos relvados da Academia para os portões que dão acesso... à rua.
O caso que até aqui vinha marcando Rúben Semedo sucedeu em outubro do ano passado. Na sua página de Facebook, o defesa assumiu ser benfiquista, reforçando que estava no Sporting "por enquanto". O caso abalou a Academia e foram precisas reuniões entre o "staff" técnico e administrativo da formação leonina para decidir a sorte do jogador. A tolerância acabou por imperar, mas Rúben Semedo não se livrou de um castigo interno. A lição foi aprendida.
Ao contrário do habitual nestas histórias, não foi tão triunfal assim a trajetória de Rúben Semedo nos escalões jovens leoninos. Oriundo do Futebol Benfica, o popular Fofó, o jogador vindo da Amadora tardou em afirmar-se, sendo habitualmente relegado para segundo plano, atrás de elementos como Eric Dier, Tiago Ilori ou até Tobias Figueiredo. Contudo, foi tardia, mas assertiva a explosão do central, que na época passada surpreendeu ao impor-se no último ano de júnior A, colhendo o agrado do futebol profissional entretanto assumido por Leonardo Jardim. Assentando pé no elenco que fez a pré-temporada, Rúben Semedo voltou a guardar o melhor para o final e mostrou porque mereceu a confiança do técnico - e também que os erros do passado no passado ficaram.