Eduardo Quaresma foi a grande surpresa no onze do Sporting para o clássico com o FC Porto. Defesa, ao minuto 44, recuperou uma bola, combinou com Morita, e assistiu Gyokeres, num momento de grande brilho. Quaresma não evitou as lágrimas, mas o golo, todavia, acabou anulado por falta sobre Morita
Corpo do artigo
Eduardo Quaresma estreou-se como titular esta época pelo Sporting e ficou ligado ao lance do primeiro golo anulado. Aos 45’, assinou uma bela assistência para o cabeceamento certeiro de Gyokeres, mas uma falta prévia que fez sobre João Mário acabou por invalidar a jogada. No entanto, antes de saber que o golo seria anulado, com recurso ao VAR, o central não conseguiu esconder a emoção e, durante os festejos com o avançado sueco, desatou a chorar.
A emoção explica-se em parte pelo facto de Quaresma não entrar nas escolhas iniciais dos leões desde janeiro de 2021. Não era titular numa partida desde março, quando jogou pelo Hoffenheim B. Ainda antes do encontro, Eduardo trocou algumas palavras com o antigo colega Tiago Tomás, que lhe deixou uma mensagem de incentivo. O avançado do Wolfsburgo partilhou o diálogo nas redes sociais.