Visita do Penafiel é o jogo ideal para o Mustang acelerar a integração e recuperar do défice competitivo. Titularidade à vista.
Corpo do artigo
Depois dos primeiros (36) minutos com a camisola 7 do FC Porto, no clássico da Luz, Quaresma prepara-se para a estreia como titular na receção ao Penafiel. Sem dúvida, um excelente atrativo para um jogo que, à partida, não levará muita gente ao Dragão, atendendo ao facto de ser dia de semana, de o pontapé inicial estar marcado para as 18h30 e de o adversário ser de um escalão inferior.
Esta é pelo menos a conclusão lógica: Quaresma precisa de minutos para chegar o mais rapidamente possível à forma ideal, mas também para se entrosar com a dinâmica da equipa. Por isso, este encontro da Taça da Liga chega na hora certa. As boas indicações deixadas na Luz, apesar do resultado, foram suficientes para deixar os adeptos ainda mais curiosos sobre o regresso ao Dragão do Harry Potter.
Paulo Fonseca chamou, para este encontro com o Penafiel, quatro extremos de raiz: Quaresma, Varela, Kelvin e Ricardo. Ora, este último deve ser o substituto de Danilo na lateral, pelo que sobram três para duas vagas no onze. Varela não está propriamente a precisar de minutos - pelo contrário -, facto que o deve levar para o banco de suplentes, ficando as alas do FC Porto entregues a dois fantasistas: o Mustang e o herói do último título. Ambos a precisarem de tempo de jogo e com responsabilidade direta de, neste caso, servir Ghilas, que, ao que tudo indica, será o ponta de lança de serviço.
Josué poderia entrar nesta equação, mas há muito que deixou de ser utilizado nas alas e esta tarde nem sequer há essa necessidade, atendendo à fartura de alternativas. Aliás, é de prever que o ex-Paços de Ferreira seja titular num meio-campo totalmente distinto daquele que defrontou o Benfica. Defour e Herrera são os candidatos a acompanhar Josué no sector.
Voltando a Quaresma, o primeiro reforço de inverno dos portistas tem feito horas extra no ginásio, tal como O JOGO explicou antes do clássico na Luz, e esta tarde já terá capacidade para jogar de início, até porque o Penafiel não deverá impor um ritmo muito forte à partida. Além disso, o extremo poderá sair assim que as pernas derem a entender que não aguentam mais.
Paulo Fonseca sabe que vai necessitar de Quaresma nas melhores condições para a segunda metade do campeonato, em que tem de recuperar três pontos de atraso para o Benfica e um para o Sporting. Desperdiçar esta oportunidade de lhe dar minutos com a equipa seria contraproducente. E com o FC Porto a precisar de golos para seguir em frente na prova, quem melhor do que Quaresma para os "inventar"?