No dia do 23º aniversário, Ghilas recebeu elogios que o entusiasmaram e que o deixaram a sonhar com o campeão...
Corpo do artigo
O Moreirense acabava de somar a 13ª derrota no campeonato, mas Ghilas tinha duas razões para festejar. À mesa do restaurante O Capitão, a escassos quilómetros do estádio onde defrontara o FC Porto, o argelino celebrava com a família os 23 anos, mas chamou o empresário à parte para lhe contar o episódio do dia. "O Lucho veio ter comigo", revelou, sem disfarçar o entusiasmo. Se há data que Ghilas pode apontar como marcante na viragem de uma carreira que parecia destinada à Premier League, é esse 20 de abril em que o capitão do FC Porto o felicitou pela exibição e pela qualidade do seu futebol, acrescentando que o esperava ter como colega brevemente.
Lucho não define nem contrata reforços, como é óbvio, mas esse episódio antecipou abordagens que se tornaram cada vez mais sérias com o passar das semanas. A SAD entrou em campo, contornando com facilidade a concorrência interna, mas deparando-se com ofertas concretas do campeonato onde o argelino sempre sonhou jogar. "O Sporting nunca foi, para nós, uma possibilidade, o que havia era apenas um pré-acordo entre clubes. Em Portugal, só ficaria no campeão, de outra forma sairia para Inglaterra", desvenda Romeo Magalhães, o amigo/agente que acompanhou Ghilas durante todos estes meses e que ontem também esteve no Dragão, onde o primeiro jogador que o avançado viu foi... Lucho. "Estava à saída do elevador quando descemos, deu-lhe os parabéns e desejou-lhe sucesso", revela o empresário.
Nas últimas semanas, porém, também Mangala entrara em "campo". Primeiro, com a entrevista a O JOGO na qual apontou Ghilas como o avançado mais exigente que defrontou em Portugal. Uma declaração espontânea e da qual o argelino só tomou conhecimento por via de Romeo Magalhães, já que estava concentrado com a sua seleção. Ghilas agradeceu o elogio por SMS, via também utilizada pelo central francês quando, nos últimos dias, o ponta de lança começou a fazer manchetes de O JOGO como reforço iminente dos dragões. "Fico muito feliz que venhas, assim vou ter alguém que me fará evoluir ainda mais", escreveu-lhe Mangala.
Entre a abordagem de Lucho e os elogios do central está a cronologia de um interesse que derivou em acordo, mas para além dos pormenores negociais fica a história do adversário que já era admirado antes de ser reforço.