
Pinto da Costa tomou posse a 23 de abril de 1982 e pensava que ia ficar apenas dois anos no comando. Na semana passada, confirmou a recandidatura para mais um mandato. Terá 78 anos no final.
Corpo do artigo
Pinto da Costa tomou posse pela primeira vez como presidente do FC Porto há precisamente 31 anos (23 de abril de 1982) e já garantiu que se sente a "cem por cento" para mais um triénio, depois de alguns "sustos" e uma delicada intervenção cirúrgica no atual mandado. Hoje, o dia é especial, mas será passado como todos os outros, a trabalhar nos escritórios da SAD.
"Entrei com uma política de reforçar a equipa com jovens, escolher o melhor treinador da altura. Internacionalmente, no meu programa, queria chegar a uma final europeia, sem promessa de vitória", explicou recentemente numa entrevista a um jornal brasileiro, a propósito do início da sua aventura na presidência do clube, onde contava ficar apenas dois anos.
Certo é que 31 anos depois, Pinto da Costa revolucionou o FC Porto, tornando-o num dos maiores clubes mundiais, como os quase 60 troféus conquistados só no futebol profissional - sete deles internacionais - sob a sua regência dão prova. A política, essa, não mudou muito, basta dizer que o mais velho dos três reforços já confirmados para a próxima temporada tem apenas 21 anos...
A abertura do museu é um dos desafios para este mandato e, tudo indica, será concretizado em setembro, quando o clube comemorar 120 anos. Antes, há outras decisões mais importantes a tomar: definir o plantel para 2013/14, renovar com alguns jogadores, tentar segurar outros e avaliar, no final da época, o trabalho de Vítor Pereira para decidir se o convida a ficar mais tempo ou se encontra um sucessor.
