Custa dois milhões - Bartosz Bereszynski, de 20 anos, começou a carreira como extremo, mas recuou para lateral-direito e tornou-se numa das maiores promessas do futebol polaco. Já alvo de intensa cobiça, confirma o seu agente, viu o Benfica ganhar a corrida
Corpo do artigo
O Benfica está a poucas horas de anunciar mais um reforço para o plantel principal, dado que está em fase de conclusão o processo que conduzirá à contratação do lateral-direito Bartosz Bereszynski, jogador de 20 anos, proveniente do Légia de Varsóvia, como confirmou a O JOGO o seu empresário, Szymon Pacanowski. Para incluir o jovem polaco nas suas fileiras, os responsáveis encarnados terão de desembolsar dois milhões de euros, valor correspondente à cláusula de rescisão do jogador que iniciou a sua carreira como extremo, mas recuou nos últimos meses para a lateral, à imagem do que se verificou com Melgarejo, onde a sua velocidade explosiva e capacidade física têm marcado pontos. E é para esta nova posição que chega à Luz, para dar concorrência apertada a Maxi Pereira.
De acordo com o representante da empresa Fabryka Futbolu, que está a negociar diretamente com o emblema da águia, estando o Légia de Varsóvia afastado do negócio devido ao acionamento da cláusula de rescisão, "a proposta que o Benfica apresentou ao jogador é excelente, com um contrato de cinco anos, e tudo deverá ser tornado oficial no início da próxima semana", altura em que Pacanowski tem agendada a viagem rumo a Lisboa, onde já esteve nos últimos dias um representante da referida empresa. Deste modo, tudo se perfila para que o plantel de Jorge Jesus receba mais um reforço que, revelou Szymon Pacanowski, "estava a suscitar grande cobiça nos últimos tempos, com emblemas importantes a observá-lo e a perguntar por ele, como foi o caso do Liverpool". "Recebemos mais propostas, mas a do Benfica é mesmo a mais atrativa, financeiramente mas também pelo envolvimento desportivo que, por se tratar de um grande clube europeu, proporciona ao Bartosz.
Bereszyinski é um jogador de 1,82 metros que, apesar de ter 20 anos, chegou já à seleção principal, pela qual jogou um jogo, já este mês, na vitória sobre o Liechtenstein, mas tem um percurso bem mais recheado pelas camadas jovens da Polónia. Se na sua carreira chegou a alinhar como ponta de lança, embora a posição de raiz fosse de extremo, foi a lateral-direito que começou a ganhar fama, principalmente desde que ingressou no Légia em janeiro e começou a ser formatado para a nova posição.
É mesmo para lateral-direito, e do plantel principal, que entrou no radar encarnado. "Foi isso que nos foi dito e é o que faz sentido, tendo em conta as exibições que realizou nesse lugar, tanto no clube como na estreia pela seleção. Os olheiros do Benfica apreciaram as suas qualidades, principalmente por ser um jogador muito rápido e com boa compleição física", explicou o seu empresário, que garante estar Bereszyinski "com a cabeça em água com tudo o que está a viver". "Primeiro foi a transferência para o Légia, proveniente do grande rival Lech Poznan, depois a adaptação e a chamada à seleção. Tudo em apenas seis meses. E já vem aí nova aventura", anteviu o agente.