Paulo Fonseca. Treinador dos austríacos põe os dragões no patamar dos colossos europeus, mas na reação, e mais do que o agradecimento, sobressaiu o aviso: Bjelica ainda não viu nada....
Corpo do artigo
Bjelica viu quatro jogos dos dragões e gostou. Gostou tanto que caprichou numa comparação que caiu bem junto do treinador do FC Porto, mas não o inebriou. Paulo Fonseca sustenta que a equipa está em crescimento e que quer ver muito mais do que viu até aqui. Da sua parte, ficou ainda uma garantia: o dragão não será apanhado na teia dos elogios, nem na crença de que este Áustria Viena são favas contadas.
O Áustria Viena apresenta-se claramente como o "outsider" do grupo. Ainda que esta seja uma fase de seis jornadas, admite que seria um rombo não vencer aqui?
A importância de vencer tem mais que ver com o facto de ser o primeiro jogo do que propriamente com o adversário, mas é óbvio que temos de começar bem. Essa questão de o Áustria Viena ser mais acessível é só no plano teórico, porque isso só se comprova dentro de campo e nós estamos determinados em mostrar a nossa ambição, mas não estamos em casa e o adversário tem mérito por estar na Champions. Conhecemos bem o opositor e sabemos que não será fácil.
O FC Porto jogará num estádio simbólico. É importante transmitir isso aos jogadores ou prefere que eles fiquem alheios a isso e se concentrem apenas na vitória?
Acho que ambas as dimensões são importantes. No papel de treinador, importa-me focar o grupo no objetivo, mas também é preciso que o plantel entenda a história do clube, a história que se escreveu aqui neste estádio e que é tão importante para a vida do FC Porto. É fundamental que os jogadores percebam esse simbolismo, mas que também assimilem que é muito importante ganhar.
Há algum perigo de o FC Porto subestimar o Áustria Viena?
Não, não, não. Estamos conscientes das dificuldades que o adversário nos vai colocar e estamos preparados para um jogo difícil. Não podemos olhar para os últimos resultados, mas para a qualidade coletiva do Áustria. É uma boa equipa, têm valor.
O treinador do Áustria Viena comparou o FC Porto a Real Madrid, Barcelona e Dortmund. É um exagero da parte dele ou um fato que veste bem a esta equipa?
Agradecemos a comparação, mas penso que esse elogio será mais uma mensagem para os próprios adeptos e para a equipa. Nós somos apenas o FC Porto, um grande do futebol europeu, que conseguiu grandes feitos e que pode ser associado a isso. Mas, repito, somos o FC Porto, sabemos o que valemos, mas longe de nós entrar na comparação com essas equipas. Confiamos muito, isso sim, nas nossas capacidades.
O elogio de Bjelica foi feito no enquadramento das observações que fez. Acha que o FC Porto já está nesse patamar ou num processo evolutivo?
Crescer sobre as vitórias é sempre muito mais confortável, mas nós não temos a mínima dúvida de que ainda temos muito espaço para evoluir. Podemos, devemos e vamos jogar mais. Fico satisfeito com essas palavras do treinador do Áustria Viena, é sinal de que ele percebe muito de futebol.