Treinador vai trabalhar no estrangeiro na próxima temporada; final da Taça de Portugal frente ao FC Porto será o último jogo pelos arsenalistas
Corpo do artigo
Paulo Fonseca vai deixar o Braga no final da temporada. O treinador tem recebido várias propostas de clubes estrangeiros, algumas delas já tornadas públicas, mas só agora está definitivamente inclinado a prosseguir a carreira fora de Portugal, depois das passagens por Paços de Ferreira e FC Porto. O ano de contrato que lhe resta com os arsenalistas também não será um impedimento para a saída, até porque, não havendo cláusula, o Braga só receberá, a título de compensação, o valor relativo aos salários do treinador, uma verba que não é muito elevada.
Neste momento, falta apenas saber qual será o destino de Paulo Fonseca, ainda que não seja, segundo O JOGO apurou, nenhum dos clubes que já vieram a público, sobretudo na Imprensa internacional (Trabzonspor, AEK, PAOK e até o Valência). Os turcos do Trabzonspor, por exemplo, estavam dispostos a oferecer um contrato milionário a Paulo Fonseca, mas viram recusada a investida por terem um projeto desportivo pouco aliciante (ocupam atualmente o 11.º lugar do campeonato, estão fora das competições europeias e dificilmente lutariam pelo título na próxima época).
Depois de ter feito uma grande época no Braga - cumpriu todos os objetivos propostos e ainda poderá vencer a Taça de Portugal -, o treinador pretende dar um novo rumo à carreira e a escolha do novo projeto obedecerá a duas premissas: um clube com condições para lutar por um lugar europeu num dos melhores campeonatos ou outro, numa liga menos mediática, em que pudesse discutir o título.
António Salvador, que no decorrer da época chegou a propor a renovação a Paulo Fonseca, já procura uma solução para a próxima época, havendo vários candidatos envolvidos nas inevitáveis especulações. Nuno Espírito Santo, que deixou o Valência e já manifestou abertura para regressar a Portugal, é uma das hipóteses, ainda que não seja a única. Jorge Simão, do Paços de Ferreira, ou Paulo Bento, ex-selecionador nacional, também estão na lista de candidatos.