O JOGO ouviu quatro antigos internacionais e todos acreditam que Fernando vai ser muito útil para Paulo Bento. Agora, a decisão está nas mãos do selecionador...
Corpo do artigo
Paulo Futre, Jorge Andrade, Vítor Baía e Petit têm opiniões muito parecidas sobre a possibilidade de Fernando representar a Seleção Nacional: o médio do FC Porto seria, na eventualidade da chamada, uma "mais-valia" para a equipa de Paulo Bento e a possível polémica em torno da utilização de jogadores naturalizados "deixou de fazer sentido" depois de se ter aberto um "precedente" com Deco. Na generalidade, é esta a opinião, dada a O JOGO, pelos quatro antigos internacionais portugueses, que Paulo Fonseca - neste caso um interveniente "suspeito" - validou durante a conferência de Imprensa de ontem. "É uma questão que não é fácil de analisar. Agora, eu sou um pouco suspeito para falar. Sendo o melhor jogador do nosso campeonato na sua posição, claro que teria, na minha opinião, lugar na Seleção, mas isso é uma opção que terá de ser feita tanto pelo Fernando como pelo selecionador nacional", afirmou o treinador do FC Porto.
Fernando pôs-se, também através de O JOGO, à disposição de Paulo Bento para representar a Seleção Nacional assim que tiver a nacionalidade portuguesa, algo que deverá acontecer ainda este ano, tendo essa abertura sido bem recebida pelos quatro antigos internacionais. Paulo Futre utilizou, inclusivamente, a comparação da qualidade/quantidade de médios que a Seleção tem atualmente com aquela que tinha há poucos anos (deu os exemplos de Costinha, Tiago, Maniche, Deco ou Rui Costa) para defender a chamada do Polvo.
No entanto, e apesar de ninguém duvidar da utilidade que Fernando poderá ter na Seleção portuguesa, não só pela "qualidade", mas também pela "experiência" acumulada ao mais alto nível, há outro nome capaz de pôr um travão na euforia dos inquiridos: William Carvalho. Três dos quatro ex-jogadores (só Futre ficou de fora) falaram no médio do Sporting, sem que ele constasse da pergunta, embora Vítor Baía se tenha limitado a anunciar-lhe um futuro risonho na Seleção, mas "mais lá para a frente". Fernando já se decidiu: quer jogar por Portugal; Paulo Bento tem agora a resposta.