O interesse é finalmente assumido pelo agente, mas os dragões negam proposta. A avançar, a operação será feita pelo parceiro BMG, um dos detentores do passe, próximo do Atlético Mineiro
Corpo do artigo
A definição do futuro de Bernard é um assunto que interessa ao FC Porto. A revelação foi feito por Adriano Spadoto, empresário do jogador do Atlético Mineiro, que, no entanto, voltou a reforçar a ideia de que os dragões não estão sozinhos nesta luta por um dos mais promissores jogadores brasileiros da atualidade. "O FC Porto está atento, já nos foi comunicado esse interesse, mas está a concorrer com o Tottenham e o Borússia de Dortmund. Ainda não decidimos qual será o futuro do Bernard", começou por afirmar Adriano Spadoto, em declarações a O JOGO. "Já fomos contactados por pessoas ligadas ao FC Porto, mas não posso falar muito mais sobre esse assunto. Eu e o meu sócio, Giuliano Bertolucci, estamos a ponderar qual é a melhor opção. Neste momento posso apenas adiantar que temos três interessados e que um deles é do FC Porto; as outros são o Tottenham e o Borússia de Dortmund. Vamos ver o que é melhor para o Bernard e a decisão final, como é lógico, pertencerá sempre ao jogador", prosseguiu.
No entanto, o jornal alemão "Kicker" anunciou ontem que o Dortmund desistiu da contratação de Bernard por não estar na disposição de oferecer mais do que 15 milhões de euros pelo jogador (Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro, exigiu 25 milhões), preferindo antes investir essa verba no jovem dinamarquês Christian Eriksen, do Ajax. "Eles queriam o Bernard para substituir o Goetze, que foi para o Bayern de Munique, mas não sei se essa eventual contratação do Eriksen pode acabar com o interesse. Quanto ao Tottenham, tudo aconteceu porque o André Villas-Boas já anda a seguir a carreira dele há muito tempo", acrescentou.
O FC Porto esclarece que não fez proposta por Bernard, mas o assunto é fácil de explicar, porque a aproximação acontecerá sempre por via do parceiro dos dragões no Brasil, um dos detentores dos direitos do avançado. É que o passe está repartido por Atlético Mineiro (75 por cento), empresário (15%) e o banco BMG (10%). A chegada de Bernard ao FC Porto só poderá, assim, ser feita através de uma partilha do passe do jogador com outras entidades, como, insiste-se, o BMG, com o qual os dragões - e já agora o Atlético Mineiro... - têm uma colaboração. No caso de falharem as negociações entre o Atlético e outros clubes europeus com maior poderio financeiro, a possibilidade de colocar o jogador no FC Porto é sempre tentadora, até como forma de valorizar o jovem jogador num tipo de negócio que tem sido recorrente no Dragão. "Não sei os moldes em que o FC Porto avançaria nem se existe a possibilidade de uma parceria com o BMG; sou apenas agente do jogador... Sei que o Tottenham e o Borússia de Dortmund apresentaram as suas propostas diretamente ao clube, quanto ao FC Porto não sei. Sei que nos foi comunicado esse interesse, nada mais."
Apesar disso, Adriano Spadoto está ciente de que os dragões seriam uma "excelente porta de entrada do Bernard no futebol europeu", com garantia de valorização de um jogador que "ainda é muito jovem". "O FC Porto é um grande clube, que todas as pessoas conhecem, e um dos maiores do mundo na forma como valoriza os seus jogadores. Não tenho grandes dúvidas de que o FC Porto pode triplicar o valor do Bernard em poucos anos. Para ele, seria uma excelente oportunidade para crescer, mas vamos ver o que acontecerá nas próximas semanas", concluiu.