Gillet, capitão do Anderlecht, defendeu que, de todas as equipas no pote 1, onde estava também o FC Porto, calhara-lhes a mais fácil. A resposta, promete o treinador do Benfica, vai ser dada esta noite
Corpo do artigo
O encontro desta noite com o Anderlecht, no arranque da edição 2013/14 da Liga dos Campeões, já tem um picantezinho, ainda por cima com o FC Porto, rival do Benfica, metido ao barulho. A história conta-se em duas penadas: no dia do sorteio, Guillaume Gillet, capitão dos belgas, num comentário aos adversários que tinham calhado na fase de grupos, considerou que a sua equipa tinha sido bafejada pela sorte dado "o Benfica ser o conjunto menos forte do pote 1", onde figuravam também Bayern, FC Barcelona, Chelsea, Real Madrid, Manchester United, Arsenal... e FC Porto. Uma opinião reafirmada ontem pelo mesmo Gillet, na Luz, durante a conferência de Imprensa de lançamento do embate. Quem não gostou do que leu e ouviu foi o treinador do Benfica. "Em campo é que vamos ver quem são os mais fracos", avisou Jorge Jesus, numa réplica em tom de desafio.
Confrontado com a afirmação de Gillet - mas ligeiramente alterada pelo jornalista que lançou o tema, pois, segundo este, o capitão do Anderlecht teria afirmado que "o Benfica era a equipa mais fraca do pote 1" - e questionado sobre se a mesma pode ser entendida como uma manifestação de arrogância ou falta de respeito do jogador do Anderlecht, Jorge Jesus respondeu: "Todas as equipas têm as mesmas possibilidades. Se eles acham que somos os mais fracos, vamos ver na prática. Trata-se do comentário de um jogador, com o qual posso não estar de acordo, mas podemos tentar demonstrar em campo - eu, os meus jogadores e o Benfica - que não concordamos com aquilo que ele disse."
Depois de Jesus, o treinador e o capitão do Anderlecht passaram pela sala de Imprensa do Estádio da Luz. Foi ali que Gillet esclareceu o tom das suas declarações anteriores: "Olhando para os adversários do pote 1, claro que o Benfica é uma das equipas que queríamos apanhar. É preferível ao Barcelona, mas respeito o Benfica", afirmou, lembrando tratar-se de "uma equipa que esteve na final da Liga Europa na última época". "O Benfica é uma equipa extraordinária e mais experiente, tem jogadores muito altos, fortes e temos de estar atentos", declarou ainda o defesa, procurando aliviar o peso das suas declarações, que causaram algum burburinho na Catedral e acabaram por acicatar o desafio.
Esta será, recorde-se, a nona vez que o Benfica encontra o Anderlecht nas competições europeias - a última foi em 2004, com os belgas a levarem a melhor sobre as águias de Trapattoni -, estando as duas equipas empatadas com três vitórias, dois empates e três derrotas, sendo que a de Bruxelas nunca venceu na Luz.