Newcastle corre por Diomande: ingleses vêm a Lisboa negociar com o Sporting
Ingleses vêm a Portugal tentar convencer Varandas a libertar central costa-marfinense abaixo da cláusula. Plano do clube é antecipar o investimento do Chelsea, que tem o defesa referenciado e na lista para junho. O Newcastle não exclui a possibilidade de bater a cláusula, mas tem de vender primeiro.
Corpo do artigo
O Newcastle vem a Lisboa nos próximos dias para tentar a contratação de Ousmane Diomande. Noticia o jornal “Mirror” que os “magpies” priorizam a contratação do central do Sporting e que o plano passa por tentar negociar abaixo da cláusula de rescisão, fixada em 80 milhões de euros. Manterá observações dos jogos do Sporting em Portugal e quererá convencer o jogador do seu projeto desportivo. Apesar de a turma de Eddie Howe poder vir a ter problemas futuros quanto ao fair-play financeiro, não é, lê-se no jornal britânico, impossível bater o valor da cláusula de rescisão, para a qual a SAD leonina aponta nesta fase.
Caso chegue a esses 80 milhões de euros, o Newcastle teria de agilizar vendas de modo a não ficar em situação de incumprimento, dado os vários investimentos que foi fazendo nos últimos anos. O plano dos “magpies”, que querem voltar a estar na Liga dos Campeões em 2024/25, é antecipar qualquer movimento que possa vir de outro clube inglês, nomeadamente o Chelsea. As direções dos “blues” e do Sporting têm conversado não só sobre jogadores, mas também quanto a uma possível entrada dos londrinos na SAD do Sporting, e, assim, o Newcastle tenta garantir antecipadamente Diomande em janeiro, impedindo que outro tubarão europeu ataque em junho o costa-marfinense, titular na estreia na CAN.
Esta movimentação do Newcastle tem semelhanças com a tentativa, há um ano, de levar Inácio. A cláusula de rescisão de 45 M€ do defesa - entretanto aumentou para 60 M€ - era convidativa, mas o negócio não se fez porque o jogador era crucial para Amorim e o central português ambicionava um projeto para lutar por títulos, sabendo do interesse crescente de Liverpool, Manchester United e, posteriormente, de Real Madrid. A SAD leonina não quer vender qualquer central nesta fase.
O Midtjylland questionou, há dias, o Sporting quanto à intenção de os leões venderem Diomande a breve prazo. Isto porque o emblema dinamarquês tem direito a um valor relativo a uma futura mais-valia, que andará entre os 15 e os 20%. Se se confirmar o cenário de Diomande sair pela cláusula de rescisão, o clube dinamarquês poderia beneficiar de quase 14 milhões de euros. Este verdadeiro jackpot seria importante para o clube planear a restante temporada. Para já, na paragem de inverno, o Midtjylland lidera o campeonato.